Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: CONHECIMENTO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Gracyelle Alves Remigio Moreira, Renata Carneiro Ferreira, Carla Daniele Mota Rêgo Viana

Resumo


O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Não existe uma forma de evitar o aparecimento do câncer de mama. Porém, é possível a detecção precoce da doença e o controle de sua evolução através da prática sistemática do autoexame das mamas e atenção quanto aos fatores de risco. Portanto, considera-se que o conhecimento referente aos fatores de risco constitui-se fundamental na detecção precoce do câncer. Objetivou-se analisar o conhecimento das acadêmicas de enfermagem acerca da detecção precoce do câncer de mama. Pesquisa de caráter exploratório, descritivo. A amostra foi constituída por 100 acadêmicas de enfermagem, de todos os semestres, da Universidade Federal do Ceará, tendo como forma de seleção a amostragem por conveniência. A coleta de dados foi realizada no ano de 2005, por meio de um questionário estruturado, incluindo dados sociodemográficos e dados relacionados ao conhecimento das entrevistadas sobre o câncer de mama e formas de detecção precoce. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética. A maioria das participantes do estudo (65,0%) encontrava-se na faixa etária entre 18 a 21 anos. Mais da metade da amostra (55,0%) citou o autoexame das mamas, associado ao exame clínico e exames complementares, como método de detecção precoce do câncer. 61,0% das acadêmicas consideram a comunicação como instrumento importante no processo de orientação a respeito das práticas de autocuidado com as mamas; 28,0% citaram o incentivo à realização do autoexame das mamas. Observou-se que 46,0% das participantes sugerem a realização de educação em saúde através da comunicação, englobando palestras e oficinas educativas, panfletagens e aulas e 25,0% evidenciaram a comunicação em massa como meio eficaz para atingir uma população mais abrangente. Conclui-se que houve um relativo déficit de informação a respeito da detecção precoce das neoplasias da mama, devido ao desconhecimento destas alunas sobre outros métodos que não seja o autoexame. Torna-se visível a necessidade de se abordar temas educativos, com o intuito de elaborar e implementar técnicas mais elucidativas dos métodos de detecção precoce do câncer de mama, como forma de aumentar o conhecimento das mulheres e a realização do autoexame.

Palavras-chave


Câncer de mama; Autoexame das mamas; Fatores de risco

Referências


BIM, C. R. et al. Diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino em mulheres do município de Guarapuava, PR, Brasil. Rev. esc. enferm. USP, v. 44, n. 4, p. 940-946, 2010.

FREITAS JUNIOR, R. et al. Conhecimento e prática do auto-exame de mama. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 52, n. 5, p. 337-341, 2006.

INCA. Instituto Nacional do Câncer de Mama. Outubro Rosa: INCA e sociedade unidos pelo controle do câncer de mama. 2013. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2013/outubro_rosa_inca_sociedade_unidos_pelo_controle_cancer_mama, Acesso em: 29/10/2013.

MULLER, M. C. et al. A prática do auto-exame das mamas em mulheres de uma comunidade universitária. Psico-USF., v. 10, n. 2, p. 185-190, 2005.