Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS EM UTILIZAR TRABALHO VIVO NA PRODUÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE ATENÇÃO PRIMÁRIA
Francisca Charliane Almino Lopes, Najara Oliveira Silva, Degiane Ledo Temoteo, Anyelle Brito Leite Santos, Tiara Bruna Texeira Teodosio, Anna Karinne Melo Barreto, Adriana Ribeiro Texeira Alencar

Resumo


Introdução: Atenção Primária à Saúde definiu-se, como o primeiro contato na rede assistencial dentro do sistema único de saúde, diferenciando, principalmente, pela continuação e a integração do direito à saúde e na equidade do cuidado dentro do próprio sistema. Essa rede de assistência é centrada na família e na participação comunitária. Logo o contexto de trabalho da atenção primaria são advindas da incorporação de novos modelos de produção em saúde. Tal produção na saúde se realiza, sobretudo, por meio do trabalho vivo em ato, isto é, o trabalho humano no exato momento em que é executado e que determina a produção do cuidado. Desse modo, o trabalho vivo interage todo tempo com instrumentos, normas, máquinas, formando assim um processo de trabalho, no qual interagem diversos tipos de tecnologias, estas formas de interagir configuram certo sentido no modo de produzir o cuidado. Portanto, o processo do cuidado usa como alicerce, principalmente, tecnologias leves para estruturar o seu funcionamento. Durante o processo de cuidado, torna-se inerente que o profissional conheça e pratique técnicas complexas oriundas desta tipologia. Objetivos: Esta pesquisa tem como objetivo: (1) Conhecer a utilização do trabalho vivo no sistema único de saúde na atenção primária (2) Verificar como está sendo desenvolvido o trabalho vivo na atenção primária. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscamos levantar, selecionar e documentar a bibliografia mais recente já publicada sobre o assunto. Desse modo, foram escolhidos dez artigos para a construção do resumo. Resultados: A pesquisa evidência que é de fundamental importância os profissionais da atenção primária utilizarem o processo de trabalho vivo no cuidado em saúde durante o tratamento do sujeito, pois são através dessa forma de cuidar que observa-se mudanças no estado de saúde doença. Frente a essas perspectivas percebe-se um desenvolvimento de humanização nas atitudes dos profissionais, bem como no tratamento com usuários. Conclusão: Podemos concluir que o processo de cuidado na atenção primaria não é apenas realizar procedimentos necessários e sim, esse cuidar está relacionado com usuário no atendimento da rede assistencial, com a produção de acolhimento e integração, deixando aparecer à presença do outro por meio de suas falas e afetos. Portanto, é fundamental utilizar o trabalho vivo nos cenários de formação, gestão e atenção à saúde.

Palavras-chave


Atenção Primária, Trabalho Vivo; SUS

Referências


BRASIL. Acolhimento à demanda espontânea. Departamento de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde, 2011

BRASIL. Política Nacional de Humanização: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília/janeiro, 2004.

 

BRASIL. Política nacional de promoção da saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde.  Brasília 1ª ed, P.60, 2006.

 

BRASIL. Sistema Único de Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília. 1ª Ed CONASS, P.291, 2007.

 

BRASIL. Acolhimento à demanda espontânea. Departamento de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde, 2011.

 

CECCIM, R.B; FEUERWERK,M.E.R.L.C. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social.  PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41-65, 2004.

 

DUNCAN, B.B et e al. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidencias. 3ª. Ed. Porto Alegre. Artemed. 2004.

 

FEUERWERKER, L. C. M. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec, 2002.

 

GONDIM, S.M.G. (2002) Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia 2002, 7(2), 299-309. Bahia.

 

MERHY, E.E. Saúde: Cartografia do trabalho vivo. São Paulo:hucitec, 2002.