Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS NO BAIRRO VILA ALTA CRATO-CE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Valéria Maria Carvalho Siqueira, Luanne Martins Teixeira

Resumo


O lixo doméstico é o lixo que sai das casas e de pequenos estabelecimentos, ele é considerado “menos tóxico” que os lixos depositados no meio ambiente por grandes indústrias. A falta de conhecimento sobre os problemas gerados pelo acúmulo de resíduos resultou na negligencia para sua destinação. Além de ser um problema ambiental, o lixo se tornou um problema de saúde pública. Doenças como meningite, leptospirose e raiva são transmitidas por ratos atraídos pelos resíduos mal destinados. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente. Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, aproximadamente 2% do total são destinados à coleta seletiva. Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a “regra dos três erres” (reduzir, reutilizar e reciclar) preconizada pelos ambientalistas. A destinação correta dos lixos domésticos é uma incógnita, pois dependem de muitos fatores a serem considerados na decisão. Nos próprios países desenvolvidos, por exemplo, há aterros sanitários para orgânicos (Pittsburgh), onde nem se cogita do aproveitamento dos gases gerados (são queimados) ou de produzir adubos (compostagem), dando-se, todavia, extremo cuidado à proteção do solo e ao tratamento do chorume (caldo orgânico gerado na decomposição) que é altamente poluidor dos corpos hídricos. Essa pesquisa objetiva analisar as questões referentes à situação dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Crato-Ce: o lixo produzido, sua coleta e seu destino. O presente estudo é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, onde engloba a pesquisa documental e de campo. A pesquisa foi realizada no bairro Vila Alta na cidade de Crato-Ce, no período de janeiro à julho de 2012. A população foi composta de moradores que se disponibilizaram para a pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados, optou-se pela aplicação de um formulário. Os resultados demonstram a necessidade da conscientização da população na separação do lixo domestico. Assim, há melhora da qualidade de vida dos moradores, diminui o deposito de lixo na comunidade e previne doenças. Pelos aspectos levantados nos relatos dos moradores, nota-se que o contato com a realidade e o desenvolvimento do trabalho de Educação Ambiental, contribuiu para a construção de conhecimentos, possibilitando a criação de novos valores diante da relação ser humano/ambiente.

Palavras-chave


resíduos solidos; meio ambiente; lixo domiciliar

Referências


GERBASE, A E; OLIVEIRA, C R. Reciclagem do lixo de informática: uma oportunidade para a química. Quím. Nova [online]. 2012, vol.35, n.7, pp. 1486-1492.

SIQUEIRA, M M; MORAES, M S. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2115-2122.

GOUVEIA, Nelson. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.6, pp. 1503-1510.

SILVA, H; BARBIERI, A F; MONTE-MOR, R L. Demografia do consumo urbano: um estudo sobre a geração de resíduos sólidos domiciliares no município de Belo Horizonte. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2012, vol.29, n.2, pp. 421-449.

MUCLIN, C A. Lixo e impactos ambientais perceptiveis no ecossistema urbano. Sociedade e Natureza. Uberlândia, 20 (1): 111-124, Jun 2008.