Tamanho da fonte:
COMBATE A PRINCÍPIOS DE INCÊNDIO E BOAS PRÁTICAS NO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GERENCIADAS PELA SPDM NA AP 5.3
Resumo
Caracterização do Problema: Uma pequena faísca provocada em um local errado pode causar um grande estrago em poucos minutos e, dependendo da proporção que o fogo toma, fica quase impossível apagá-lo. Por isso é tão importante a divulgação dos meios de prevenção e combate a incêndios para os funcionários do SUS e para a população. Que precauções devem ser tomadas? O que fazer quando o fogo já começou? Estes são alguns dos questionamentos que podem surgir e que, se esclarecidos, podem salvar vidas. Descrição da Experiência: Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), através do contrato de gestão nº 01/2009 e 08/2010 com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, responsabilizou-se pela administração de 25 unidades de saúde da atenção básica e 03 unidades de pronto atendimento (UPA) na Área de Planejamento 5.3 (que abrange os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba). Dessa forma assumiu a responsabilidade de treinar seus funcionários no combate a princípios de incêndio. A ação, iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) tem como objetivo alertar as equipes e prepará-las para situações de risco. Efeitos Alcançados e Recomendações: O conteúdo dos treinamentos vai desde o conceito do fogo e tipos de combustíveis até o momento da chamada do corpo de bombeiros, além de manter os setores das unidades de saúde, como almoxarifados e farmácias, organizados para não trazer riscos de incêndios e atender as legislações vigentes. Os participantes também são instruídos quanto ao correto manuseio dos extintores de incêndio por meio de demonstrações práticas. Em uma situação de incêndio, o desespero toma conta das pessoas, o que não pode acontecer com os funcionários de uma unidade de saúde. Eles devem ser os primeiros a acalmar os usuários presentes, que esperam ser orientados corretamente. Cuidados como distância entre material estocado e o teto, produtos que devem estar sobre os paletes e não encostados na parede minimizam o sinistro. Outras recomendações como, fios desencapados, maneiras seguras de trocar o botijão de gás e descarte de materiais são abordados durante o treinamento já que um incêndio pode acontecer em qualquer lugar. Durante 04 anos de contrato foram capacitados 251 funcionários em 2011 e 374 em 2013 atendendo a Norma Regulamentadora n°23. É notório o quanto os participantes aprendem pequenas coisas que poderão fazer uma grande diferença em um momento de perigo.
Palavras-chave
COMBATE A INCÊNDIO; TREINAMENTO; UNIDADES DE SAÚDE
Referências
NBR_12693 - SISTEMAS PROTEÇÃO POR EXTINTOR DE INCÊNDIO;
NBR_12962 - INSPECAO MANUTENCAO E RECARGA DE EXTINTORES;
NR_23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS;
MANUAL DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO;
CARTILHA DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS DO CORPO DE BOMBEIROS - SP;
CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO - COSIP;
NBR_14276 - PROGRAMA DE BRIGADA DE INCÊNDIO;
MANUAL DE ESTRUTURAÇÃO DE ALMOXARIFADOS DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA A SAÚDE, E DE BOAS PRÁTICAS DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO - SP.