Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
COMBATE A PRINCÍPIOS DE INCÊNDIO E BOAS PRÁTICAS NO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GERENCIADAS PELA SPDM NA AP 5.3
Alex Fernandes Machado, Marcello Barboza de Souza, Carlos Alberto Lirio Avelino

Resumo


Caracterização do Problema: Uma pequena faísca provocada em um local errado pode causar um grande estrago em poucos minutos e, dependendo da proporção que o fogo toma, fica quase impossível apagá-lo. Por isso é tão importante a divulgação dos meios de prevenção e combate a incêndios para os funcionários do SUS e para a população. Que precauções devem ser tomadas? O que fazer quando o fogo já começou? Estes são alguns dos questionamentos que podem surgir e que, se esclarecidos, podem salvar vidas. Descrição da Experiência: Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), através do contrato de gestão nº 01/2009 e 08/2010 com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, responsabilizou-se pela administração de 25 unidades de saúde da atenção básica e 03 unidades de pronto atendimento (UPA) na Área de Planejamento 5.3 (que abrange os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba). Dessa forma assumiu a responsabilidade de treinar seus funcionários no combate a princípios de incêndio. A ação, iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) tem como objetivo alertar as equipes e prepará-las para situações de risco. Efeitos Alcançados e Recomendações: O conteúdo dos treinamentos vai desde o conceito do fogo e tipos de combustíveis até o momento da chamada do corpo de bombeiros, além de manter os setores das unidades de saúde, como almoxarifados e farmácias, organizados para não trazer riscos de incêndios e atender as legislações vigentes. Os participantes também são instruídos quanto ao correto manuseio dos extintores de incêndio por meio de demonstrações práticas. Em uma situação de incêndio, o desespero toma conta das pessoas, o que não pode acontecer com os funcionários de uma unidade de saúde. Eles devem ser os primeiros a acalmar os usuários presentes, que esperam ser orientados corretamente. Cuidados como distância entre material estocado e o teto, produtos que devem estar sobre os paletes e não encostados na parede minimizam o sinistro. Outras recomendações como, fios desencapados, maneiras seguras de trocar o botijão de gás e descarte de materiais são abordados durante o treinamento já que um incêndio pode acontecer em qualquer lugar. Durante 04 anos de contrato foram capacitados 251 funcionários em 2011 e 374 em 2013 atendendo a Norma Regulamentadora n°23. É notório o quanto os participantes aprendem pequenas coisas que poderão fazer uma grande diferença em um momento de perigo.

Palavras-chave


COMBATE A INCÊNDIO; TREINAMENTO; UNIDADES DE SAÚDE

Referências


NBR_12693 - SISTEMAS PROTEÇÃO POR EXTINTOR DE INCÊNDIO;

NBR_12962 - INSPECAO MANUTENCAO E RECARGA DE EXTINTORES;

NR_23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS;

MANUAL DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO;

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS DO CORPO DE BOMBEIROS - SP;

CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO - COSIP;

NBR_14276 - PROGRAMA DE BRIGADA DE INCÊNDIO;

MANUAL DE ESTRUTURAÇÃO DE ALMOXARIFADOS DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA A SAÚDE, E DE BOAS PRÁTICAS DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO - SP.