Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Louise Anne Reis da da Paixã£o, Fabiana Silva Marins Nazareno Cosme, Ludimila Cuzatis Gonçalves

Resumo


A vacina é um elemento que busca o controle, a eliminação ou a erradicação das doenças evitáveis mediante a administração de imunobiológicos. Para a redução de doenças preveníveis através da imunização, a cobertura vacinal da população deverá ser ampla e abrangente (MS, 2001). Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da atualização da caderneta de vacina dos adolescentes escolares em uma escola de ensino médio no município do RJ, em maio de 2013. No que se refere a sistematização do processo, primeiramente, foi realizada uma reunião com a direção da escola com intuito informar atividade. Após esta etapa, foi entregue para todas as turmas de ensino médio, do turno da manhã, uma circular para os responsáveis dos adolescentes explicando a necessidade da avaliação da caderneta de vacina e a autorização para que esta pudesse ser realizada na própria escola. Além disso, foi colocado nos murais da escola cartazes informativo sobre prevenção da hepatite b, tétano e rubéola. No dia agendado, toda a equipe de SAÚDE DA FAMÍLIA estava presente com o material necessário para administração da vacina no adolescente. Ao avaliarmos a caderneta do escolar verificamos que todos haviam sido imunizados com as duas doses de tríplice viral, no entanto muitos estavam com esquema vacinal da hepatite b incompleto e alguns ainda não tinham feito o reforço da dupla bacteriana. Desse modo, todos os adolescentes escolares que tinham a autorização e a caderneta de vacina foram vacinados. Aos demais que não possuíam caderneta de vacina foi entregue uma nova caderneta com o encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde; e os que trouxeram a caderneta, mas não trouxeram autorização também não foram vacinados e encaminhados para UBS para atualização da caderneta vacinal. Com isso, observamos que as atividades que buscam atualização da caderneta de vacina do escolar devem ser de caráter contínuo. Ressalta-se que é de responsabilidade da equipe de ESF a avaliação da caderneta de vacina dos seus usuários adscritos, realizando uma atividade concreta de prevenção e aproveitando o ensejo para trabalhar questões educativas relacionadas à temática e as demais temáticas demandadas desde público alvo, repercutindo na postura destes adolescentes que se mostram mais interessados e participantes de sua própria saúde.

Palavras-chave


imunização; saúde da família; saúde na escola

Referências


1. Brasil. Ministério da Saúde.FUNASA. Manual de Normas de Vacinação. 2001.