Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO PET-VS
Alexandre Lazzari Konflanz, Carla Regina Serraglio, Cleide Conrad, Beatriz Ferrari, José Cléo Esmério Junior, Ketryn Danieli Frank, Natan Ribeiro, Deborah Cristina Amorim, Maira Tellechêa da Silva, Tamara Becker, Rosangela Nadia Lorenz Scheibler

Resumo


Introdução. O PET-SAÚDE da Unochapecó e Secretaria Municipal de Saúde - SMS de Chapecó/SC constituiu-se em um dispositivo para viabilizar e potencializar a relação ensino-serviço entre estudantes e professores de cursos da área da saúde, trabalhadores da rede de serviços e comunidade. Estas relações intensificaram-se com a aprovação dos Projetos Pró-Saúde, 2005 e 2008, e grupos tutoriais do PET-Saúde de 2009 até 2013, oportunizando a aprendizagem por meio de vivências e reorientado o processo de trabalho. O PET Vigilância em Saúde, aprovado em 2013, visa a integração ensino-serviço-comunidade promovendo discussões sobre a abordagem integral do processo saúde-doença, promovendo transformações no processo de geração de conhecimentos, de ensino e aprendizagem aos estudantes envolvidos, bem como, promovendo reflexões sobre a prestação de serviços de saúde, possibilitando a consolidação de conhecimentos teórico-prático. Objetivo(s): Reeorientar a formação dos profissionais, com vistas a melhoria da qualidade de atenção a saúde, gerando conhecimentos, ensino e aprendizagem, além de desenvolver o trabalho em equipe multiprofissional e integrar a instituição formadora com a rede de saúde. Metodologia: As atividades basearam-se em estudos e discussões referentes às legislações, cartas e declarações que fundamentaram a constituição da política de saúde brasileira, consolidando o Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: Ampliou-se conhecimentos sobre o SUS e suas diretrizes, preparando os estudantes para o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade, fazendo exercícios de pesquisa documental, por exemplo: Refletir sobre a banalização da violência nos meios midiáticos e seu impacto sobre o desenvolvimento da percepção da realidade em jovens e adolescentes. Considerações Finais: A partir desse primeiro contato com o PET/VS e com o SUS, percebe-se a importância de se conhecer e compreender os fundamentos desse sistema, proporcionando maior qualificação na formação profissional, o que irá contribuir para o desenvolvimento de novas práticas de atenção e experiências pedagógicas, impactando na reorientação da formação profissional.

Palavras-chave


Promoção. Saúde. Multiprofissional. Experiências

Referências


PINTO, Anna Carolina Martins et al. Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2013, vol.18, n.8.

FERRAZ, Lucimare. O PET-Saúde e sua interlocução com o Pró-Saúde a partir da pesquisa: o relato dessa experiência. Rev. bras. educ. med. 2012, vol.36, n.1.

CALDAS, Juliana Barreto et al. A percepção de alunos quanto ao programa de educação pelo trabalho para a saúde - PET-Saúde. Rev. bras. educ. med. 2012, vol.36, n.1.