Tamanho da fonte:
VIVÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO PET-VS
Resumo
Introdução. O PET-SAÚDE da Unochapecó e Secretaria Municipal de Saúde - SMS de Chapecó/SC constituiu-se em um dispositivo para viabilizar e potencializar a relação ensino-serviço entre estudantes e professores de cursos da área da saúde, trabalhadores da rede de serviços e comunidade. Estas relações intensificaram-se com a aprovação dos Projetos Pró-Saúde, 2005 e 2008, e grupos tutoriais do PET-Saúde de 2009 até 2013, oportunizando a aprendizagem por meio de vivências e reorientado o processo de trabalho. O PET Vigilância em Saúde, aprovado em 2013, visa a integração ensino-serviço-comunidade promovendo discussões sobre a abordagem integral do processo saúde-doença, promovendo transformações no processo de geração de conhecimentos, de ensino e aprendizagem aos estudantes envolvidos, bem como, promovendo reflexões sobre a prestação de serviços de saúde, possibilitando a consolidação de conhecimentos teórico-prático. Objetivo(s): Reeorientar a formação dos profissionais, com vistas a melhoria da qualidade de atenção a saúde, gerando conhecimentos, ensino e aprendizagem, além de desenvolver o trabalho em equipe multiprofissional e integrar a instituição formadora com a rede de saúde. Metodologia: As atividades basearam-se em estudos e discussões referentes às legislações, cartas e declarações que fundamentaram a constituição da política de saúde brasileira, consolidando o Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: Ampliou-se conhecimentos sobre o SUS e suas diretrizes, preparando os estudantes para o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade, fazendo exercícios de pesquisa documental, por exemplo: Refletir sobre a banalização da violência nos meios midiáticos e seu impacto sobre o desenvolvimento da percepção da realidade em jovens e adolescentes. Considerações Finais: A partir desse primeiro contato com o PET/VS e com o SUS, percebe-se a importância de se conhecer e compreender os fundamentos desse sistema, proporcionando maior qualificação na formação profissional, o que irá contribuir para o desenvolvimento de novas práticas de atenção e experiências pedagógicas, impactando na reorientação da formação profissional.
Palavras-chave
Promoção. Saúde. Multiprofissional. Experiências
Referências
PINTO, Anna Carolina Martins et al. Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2013, vol.18, n.8.
FERRAZ, Lucimare. O PET-Saúde e sua interlocução com o Pró-Saúde a partir da pesquisa: o relato dessa experiência. Rev. bras. educ. med. 2012, vol.36, n.1.
CALDAS, Juliana Barreto et al. A percepção de alunos quanto ao programa de educação pelo trabalho para a saúde - PET-Saúde. Rev. bras. educ. med. 2012, vol.36, n.1.