Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DOS NUTRICIONISTAS INSERIDOS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA
Mariana de Sousa Nunes Vieira, Maria Goretti Queiroz

Resumo


1CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

A educação está presente em todos os cenários que envolvem a vida do ser humano, prevendo interação entre as pessoas envolvidas dentro do contexto educativo e destas com o mundo que as cerca, visando à modificação de ambas as parte. Educação em Saúde é um processo de trocas de saberes e experiências entre a população, incluindo usuários, profissionais e gestores de saúde, sendo inerente a todas as práticas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde(SUS).

Ao avaliar as concepções dos profissionais de saúde a respeito da educação em saúde, possibilita a compreensão de que maneira se dá a relação desses profissionais com seus instrumentos de trabalho, sua percepção do processo educativo no cuidado e assistência ao usuário e sua conduta profissional.

2DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

2.1 OBJETIVO

Avaliar as concepções e práticas de educação em saúde dos nutricionistas inseridos na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

2.2 METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo será desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde do município de Goiânia, abrangendo as Unidades de Saúde que são espaços de atividades de educação em saúde. Serão incluídos no estudo os nutricionistas que desenvolvem essas práticas, e que concordarem  participar, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados serão coletados por meio de uma entrevista estruturada. Além disso, serão desenvolvidas atividades de observação da rotina desses profissionais em seu campo.

3EFEITOS ALCANÇADOS E RECOMENDAÇÕES

As práticas educativas (PE) são atividades de educação que favorecem a melhoria da qualidade de vida e saúde dos envolvidos, e podem ser realizadas de forma individual ou coletiva, e requer dos profissionais a habilidade para o cuidar em saúde, substituindo a concepção de transmissão de informações e o caráter meramente curativo.

A reorientação dos aspectos teóricos e metodológicos da educação em saúde não ocorrem na prática dos serviços, acredita-se que o desafio seja o perfil do profissional destinado a essas atividades.

Tendo em vista a necessidade de reorientação da educação em saúde, especialmente da educação alimentar, será valorizado o papel do nutricionista como educador. Cabe aos profissionais, então, selecionarem o tipo de ensino e aprendizagem que desejam desenvolver. No caso do nutricionista, deve haver uma expansão da prática profissional com foco na qualidade de vida do usuário, na promoção do autocuidado.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Práticas Educativas em Saúde; Concepção

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n.5 de 07.11.01. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Brasília, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1987. 184p.

GIRONDI J, NOTHAFT S, MALLMANN F. A metodologiaproblematizadora utilizada pelo enfermeiro na educaçãosexual de adolescentes. CogitareEnferm. 2006 Maio/Ago;11(2):161-5.

MINAYO, Maria Cecília S.; DESLANDES, Suely F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia prático do Programa da Saúde da Família. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001.

PEREIRA, G. S. O profissional de saúde e a educação em saúde: representações de uma prática. 113p. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz, Rio de Janeiro, 1993.

SILVA, M. C. C. MENEGHIM, M. C. PEREIRA, A. C. MIALHE, F. L. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciência & Saúde Coletiva, 15 (5): 2539-2550, 2010.

WENDHOUSEN, A. S. R. Concepções de educação em saúde e estratégia de saúde da família. Revista Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v.12, n.1, 17-25, jan/mar 2003.