Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: AÇÕES EDUCATIVAS COM CRIANÇAS
Luana Moura Campos, Nadirlene Pereira Gomes, Sandra Cristina Pereira, Daniela da Silva Baumgarten, Thaís Duran Barreto Riveira, Priscila Conceição Fernandes Oliveira, Jorge Luíz Cazumba

Resumo


Caracterização do problema: No Brasil, a violência é um problema de saúde pública por constituir uma parcela significativa dos casos de morbimortalidade por causas externas. Em relação à violência doméstica, mulheres e crianças negras e pobres são as principais vítimas, resultando em altos custos individuais e coletivos para o país. Descrição da experiência: Realizou-se atividade educativa em uma comunidade localizada na periferia da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A atividade foi realizada por graduandos da Universidade Federal da Bahia matriculados no componente curricular em comunidade – ACC: Abordagem Transdisciplinar dos Problemas Relacionados à Violência. Efeitos alcançados: A fim de dar início à primeira dinâmica, intitulada Dinâmica da Árvore, foi entregue às crianças dois pedaços de papel, em formato de folha, e fixados na parede, uma árvore construída em papel metro. As crianças deveriam expressar, através de palavras ou desenhos, o que entendiam por violência para que posteriormente apresentassem ao grupo sua reflexão. Em seguida, as folhas deveriam ser coladas na árvore, a qual ficou repleta de impressões das crianças acerca da violência. Questionou-se às mesmas: “Quais ações seriam necessárias para a prevenção da violência?”. As crianças participaram ativamente das discussões e demonstraram estar atentas a essa realidade e a necessidade de mudança para relações respeitáveis. Para a segunda atividade, Dinâmica da Encenação, solicitou-se as participantes que elaborassem uma encenação sobre a violência e uma forma de preveni-la. Chama atenção que as crianças retrataram duas peças em que a vítima eram crianças: na primeira, duas crianças eram agredidas na rua pelos colegas; na segunda, a agressão física foi impedida por amigos. Embora as crianças não tenham feito tal associação, vale considerar que a segunda cena reflete uma imagem de defesa da primeira, onde a violência foi consumada. Percebemos que as dinâmicas que viabilizaram maior envolvimento e participação das crianças, de modo que, em conjunto, estas puderam refletir criticamente sobre a violência em que estamos inseridos. Recomendações: O trabalho educativo junto à comunidade é essencial para a formação profissional, pois permite conhecer a realidade e as demandas locais e aguça a responsabilidade social para prevenção de situações, como a violência.

Palavras-chave


Violência; Violência doméstica; Criança; Educação em saúde; Promoção da saúde

Referências


ANDRADE, E. M. et al. A visão dos profissionais de saúde em relação à violência doméstica contra crianças e adolescentes: um estudo qualitativo. Saúde e Sociedade. 2011, vol.20, n.1, p. 147-155. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100017.> Acesso: em 11out. 2011

MINAYO, Maria Cecília S. A violência social sob perspectiva da saúde. Cad. Saúde Públ. Rio de Janeiro, v. 10 (supl. 1), p. 07-18, 1994.

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO.  Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado. ago. 2010. Disponível em: <http://www.fpa.org.br/galeria/violencia-domestica>. Acesso: 26 fev. 2013.

OLIVEIRA, M. T. et al. Sub-registro da violência doméstica em adolescentes: a (in)visibilidade na demanda ambulatorial de um serviço de saúde no Recife-PE, Brasil. Revista Brasileira  Saúde Materna Infantil. vol.11, n.1, p. 29-39. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292011000100004&tlng=pt>. Acesso em: 30 set. 2011.