Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO VIDAS PARALELAS: OFICINA COMO ESTRATÉGIA DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS TRABALHADORES
Andreia Marinho Barbosa, Anne Caroline Ferreira de Freitas, Mateus do Amaral Meira, Dailton Alencar Lucas de Lacerda

Resumo


A sociedade contemporânea denominada de “Sociedade da Informação”, estabelece uma relação política, social e cultural entre grande parte da população mundial a essa era. Nascendo, então, o desafio que vem a ser denominado “inclusão digital” que objetiva lutar contra uma nova forma de domínio e controle social causado pela “exclusão digital”. O Projeto “Vidas Paralelas” (PVP) abrange os 27 estados da Federação, como proposta de ação compartilhada nas áreas de saúde e cultura do trabalhador brasileiro. Vinculado à Universidade Federal da Paraíba, encontra-se em andamento na cidade de João Pessoa desde 2008. Tem como proposta estimular a criação e expressão artística de trabalhadores através do registro de suas rotinas de trabalho, com foco nos aspectos da saúde e cultura, por intermédio de imagens (foto/filme), áudios e textos, e utilizando diferentes ferramentas de divulgação, diálogo e intercâmbio (blogs e redes sociais). Para isso, os trabalhadores do PVP na Paraíba foram capacitados com os princípios básicos necessários para diferentes ferramentas virtuais, utilizando a discussão, os olhares e a troca de saberes, como experiências consolidadas na construção desse conhecimento. As oficinas digitais realizadas com os trabalhadores adscritos a esse Projeto objetivaram promover a inclusão digital, apresentando-os sites, e incentivando-os a postarem suas vivências através de imagens, fotos ou por meio de relatos de experiência. Da mesma forma, foi destacado a importância de comentar/criticar/apoiar as opiniões de outros amigos e trabalhadores. Cada oficina era guiada por um facilitador, que também disponibilizava roteiros e exposição visual com slides, sendo, também, cada trabalhador acompanhado por um estudante/tutor. Considerando as particularidades de cada um, pode-se perceber que, para os trabalhadores, a inclusão digital realizada em grupo fica mais fácil de ser apreendida e desenvolvida. Foram relatadas pelos mesmos, as dificuldades que tiveram ao utilizar um instrumento de inclusão digital quando estavam em suas casas ou ambiente de trabalho, mostrando, assim, o valor do compartilhamento coletivo de experiências. O processo demonstrou que a inserção dos trabalhadores neste mundo digital teve grande importância na construção de novos conhecimentos, pois este meio de comunicação propiciou que eles entrassem em contato com a realidade de outros povos e culturas brasileiras permitindo troca de saberes, assim como ampliar a rede de laços fraternos.

Palavras-chave


PVP; INCLUSÃO DIGITAL; TRABALHADORES

Referências


LEMOS, A.; COSTA, L. F. Um modelo de inclusão digital. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, [Sl] v. 8, n. 6, 2005.