Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PERNAMBUCO EM RELAÇÃO À HANSENÍASE
Liliane Kelly Teodósio Santos da Silva, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Augusto Fernando Santos de Lima, Amanda Araújo das Mercês, Amanda Castro de Souza, Andréa Freitas de Lima

Resumo


Introdução: A hanseníase é uma das mais antigas doenças da humanidade, que acomete a pele e os nervos, podendo comprometer a função vital de alguns órgãos, principalmente os de grande mobilidade, e desde a antiguidade seus portadores são alvo de discriminação pela sociedade. No Nordeste, Pernambuco é o terceiro com maior coeficiente de detecção de hanseníase, está atrás apenas do Maranhão e Piauí. A estimativa é de que existem, no Estado, 14 casos para cada cem mil habitantes entre menores de 15 anos. Objetivos: Conhecer o conhecimento prévio de adolescentes escolares sobre hanseníase. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado em escola pública de Pernambuco. Participaram do estudo 79 adolescentes entre 12 a 17 anos, através da aplicação de um questionário com 30 questões, sendo 20 perguntas fechadas e 10 abertas. Resultados: Dos adolescentes que participaram do estudo 69 informaram que não tinham conhecimento nenhum e 10 afirmaram que tinham algum conhecimento sobre hanseníase. Desses, sete disseram que é uma doença causadora de manchas na pele, dois disseram que era uma doença que tem tratamento, e um disse que era uma doença do sangue. Em relação aos meios que esses 10 alunos informaram ter obtido informações sobre hanseníase, foram destacados acesso por meio da internet e televisão, em conversa com família e amigos e ainda nos postos de saúde. Conclusão: Percebe-se pelos dados apresentados que as informações a cerca da hanseníase ainda são muito escassas, mesmo sendo uma doença de alta incidência no Brasil, principalmente no estado de Pernambuco. Surge dessa forma, a necessidade de incrementar as ações educativas nas escolas para maior disseminação de conhecimentos em relação à doença.

Palavras-chave


educação em saúde; promoção da saúde;

Referências


Ponte, KMA; Ximenes Neto, FRG. Hanseníase: a realidade do ser adolescente. Revista Brasileira de Enfermagem, 2005 maio-jun; 58(3):296-301. Secretária de Saúde do estado de Pernambuco. Programa Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase. Hanseníase. Disponível em: http://portal.saude.pe.gov.br/programas-e-acoes/controle-de-doencas/vigilancia-prevencao-e-controle-da-hanseniase/. Acessado em: 17 de abril.