Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EXISTÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO ALIADA AO SUS NA ENFERMAGEM
Suzelaine Tanji, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas Silva, Viviane Costa Freitas Silva

Resumo


Num contexto de transformação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 9.394/96 orientou para inovações e mudanças na educação, e a adoção de diretrizes curriculares específicas para cada curso, tendo a finalidade de estimular o conhecimento dos problemas nacionais e regionais ao formar profissionais críticos, reflexivos e dinâmicos. Tais prerrogativas foram reafirmadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, pela importância do atendimento às demandas sociais com destaque para o SUS. Assim os objetivos são: descrever o modo como ocorre aprendizagem dos estudantes em tutoria no curso de graduação em enfermagem e analisar quais os significados atribuídos pelos estudantes à aprendizagem construída em tutoria no curso de graduação em enfermagem. Pesquisa qualitativa, em que o cenário foi uma instituição de ensino privado situada no município /RJ. Nesta entidade de ensino a enfermagem, se estrutura através do currículo integrado, metodologias ativas e sessões tutoriais. Frente a uma aproximação inicial delimitamos a tutoria um cenário de aprendizagem na formação profissional do enfermeiro. Os sujeitos envolvidos foram estudantes do 1º, 4º e 7º períodos. O estudo foi previamente apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição tendo sido aprovado em junho de 2012. A coleta de dados deu-se através de questionários sendo respeitados os trâmites legais. O tratamento dos dados abarcou a análise temática que trata a noção de tema, conforme uma afirmação a respeito de um assunto, surgindo os núcleos de sentido. As articulações a autores que tratam do tema e aos conceitos de cultura e ideologia de Thompson foram estabelecidas. Dos resultados obtidos emergiram três unidades temáticas: a percepção do estudante em relação à aprendizagem em tutoria; a tutoria e a aprendizagem na formação dos estudantes; a tutoria-ato e ação no processo de formação do enfermeiro. Há indícios, de que os significados mais prevalentes de desconforto, estão na fase da adaptação à nova metodologia, que exige um esforço maior que depende do estudo e pesquisas pessoais, que demandam uma responsabilidade e autonomia próprias. É relevante a significação de que a aprendizagem depende do estudo individual da qualidade de seus membros por grupos e da diferenciação deste processo pelo perfil e qualificação do professor. Por fim, como recomendação sobressai a troca de conhecimento de forma refletida e crítica em tutoria, espaço este essencial para a composição da aprendizagem.

Palavras-chave


Enfermagem, ensino, aprendizagem

Referências


1-  Perrenoud, P. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; 2000.

Delors J. Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Séc. XXI. 5a. ed. São Paulo: Cortez; 2001.

 Rodrigues ZD.  Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica [Internet] 2005. Disponível em http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/reflexoessobreosquatropilares.htm.

 Moura ECC,  Mesquita LFC. Estratégias de ensino-aprendizagem na percepção de graduandos de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2010;63(5): 793-8.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Tradução de Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da PUCRS. Petrópolis: Editora Vozes, 1995 [1990]