Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE E COMUNIDADE: O TRABALHO DE GRUPOS COMO PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
Simoni Silva da Silva, Melissa Gewehr, Luciana Denize Molino da Rocha, Aline Braido Pereira, Sheila Kocourek

Resumo


Introdução: A educação em saúde deve constituir parte essencial na promoção da saúde, como também contribuir para o tratamento precoce e eficaz das doenças, minimizando o sofrimento e a incapacidade. Por isto, a avaliação das necessidades não deve ser somente epidemiológica, mas também social e subjetiva. As situações nas quais a educação em saúde se aplica são aquelas que exigem uma participação ativa do sujeito, possibilitando a transformação de suas atitudes, conhecimentos e habilidades para lidar com os problemas de saúde. O trabalho de grupos é uma alternativa para as práticas assistenciais. Estes espaços favorecem o aprimoramento de todos os envolvidos, não apenas no aspecto pessoal como também no profissional, por meio da valorização dos diversos saberes e da possibilidade de intervir criativamente no processo de saúde-doença de cada pessoa. Objetivos: A tarefa de grupos tem por objetivo a melhoraria do autocuidado a fim de promover a busca por comportamentos mais saudáveis que podem ser aprendidos na troca de experiências dentro do grupo. Método: Constituem-se instrumentos para a educação à saúde, a comunicação e o trabalho em equipe. Um grupo não é apenas um somatório de pessoas, mas constitui-se de uma nova entidade com leis e mecanismos próprios. Cada participante tem direito ao exercício da fala, de sua opinião, de seu ponto de vista e de seu silêncio. Cada um possui sua identidade, diferente dos outros, mesmo com objetivo comum grupal. Resultados: A educação em saúde, mais do que difundir informações, relaciona-se a ampliar a capacidade de análise e de intervenção das pessoas tanto sobre o próprio contexto quanto sobre o seu modo de vida e sobre sua subjetividade. As vantagens da realização de grupos consistem em facilitar a construção coletiva de conhecimento e a reflexão acerca da realidade vivenciada pelos seus membros, possibilitar a quebra da relação vertical (profissional-usuário) e facilitar a expressão das necessidades, expectativas, angústias. Conclusão: As atitudes do profissional de saúde se manifestam na identificação dos problemas que necessitam de um trabalho de educação em saúde, ao considerar o sujeito como ser biológico, social, subjetivo e histórico. Além disso, a responsabilização pela manutenção do grupo é uma atitude importante, frente às expectativas do usuário. Espera-se que esta experiência possa contribuir para a construção destes conhecimentos, habilidades e atitudes na prática de trabalho com grupos na promoção de saúde.

Palavras-chave


comunidade; saúde; educação