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AÇÃO EDUCATIVA COM GRUPO DE ADOLESCENTES SOBRE O TEMA DROGAS: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO CSF VILA UNIÃO DE SOBRAL – CE
Resumo
O consumo de drogas lícitas e ilícitas consiste em um problema social, principalmente em função dos prejuízos à saúde, pois afeta todas as faixas etárias com consequências biopsicossociais para a sociedade. O panorama do consumo de drogas no Brasil mostrou que a faixa etária com maior dependência é de 18 a 24 anos, seguida pela de 25 a 34 anos. Contudo, identifica-se a temática como relevante a ser abordada com adolescentes, visando a prevenção quanto ao uso dessas substâncias. Uma ferramenta interessante, permeada de potencial transformador, encontrada em alguns territórios de atuação da Estratégia Saúde da família são os grupos de adolescentes, pois possibilita o ideal da intervenção pautada na promoção da saúde. Este trabalho trata-se de um relato de experiência, uma ação educativa em saúde com a temática “drogas” em um grupo de adolescentes do bairro Vila União do município de Sobral, Ceará. Este é apontado como área constituída de alto índice de violência e consumo de drogas. No desenvolvimento da atividade, o grupo contou com a presença de 17 adolescentes com faixa etária de 11 à 18 anos. A primeira atividade consistiu em um círculo de cultura onde os adolescentes foram orientados a escrever em tarjetas o que entendiam sobre o tema. Posteriormente, houve um momento para discutir sobre a compreensão diante da realidade no território que residem. Em um terceiro momento, realizou-se um jogo competitivo de “Passa, Repassa ou Paga”, onde perguntas sobre a temática eram disparadas e a cada não resposta ou erro, os adolescentes pagavam prendas ou recebiam torta na cara. Em um último momento, realizamos uma avaliação da atividade em que eles usaram expressões das redes sociais como “curti”, “não curti” e “compartilho”. Observou-se que todos os adolescentes trouxeram palavras negativas relacionadas às drogas, demonstrando o entendimento quanto a um contexto maléfico à saúde e a sociedade. Já a atividade lúdica serviu para aprofundar o conhecimento sobre a temática, além de promover uma maior integração e fortalecimento do grupo. O momento obteve uma avaliação positiva, configurada mediante o percentual de 94,12% dos participantes que avaliaram o momento como produtivo. As atividades realizadas permitiram uma reflexão sobre a temática, além de promover uma troca maior de conhecimento e aproximação do grupo, fato que facilitará na continuidade das atividades em busca da promoção da saúde dos adolescentes.
Palavras-chave
Adolescência; Atenção Primária à Saúde;Relações Interprofissionais
Referências
PASSOS, SRL. Abuso e dependência de substâncias psicoativas. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde do Adolescente: competências e habilidades. [série on-line] Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2008.119-128.