Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: DISCUTINDO CAMPO E NÚCLEO DA ENFERMAGEM
Melissa Gewehr, Simoni Silva da Silva, Luciana Denize Molino da Rocha, Aline Braido Pereira, Sheila Kocourek

Resumo


Desenvolver profissionais capazes de atuar nas necessidades colocadas pelo Sistema Único de Saúde é um desafio para as instituições formadoras e seus formandos (PERRENOUD, 2002). A partir desse contexto, os programas de Residência Multiprofissional em saúde se inserem, a fim de desenvolver nos profissionais de saúde competências para o trabalho no SUS, articulando os conhecimentos adquiridos na formação inicial (núcleo) com a complexidade dos determinantes de saúde da população (NASCIMENTO, OLIVEIRA, 2009). Objetivo: relatar a experiência do núcleo da enfermagem após inserção no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde na UFSM, área de concentração Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família (ESF). Metodologia: Este estudo consiste em um relato de experiência de caráter descritivo. Resultados Principais: Nessa perspectiva, na organização do programa da UFSM, o enfermeiro da Atenção Básica tem o papel de articular a equipe de referência do território com os residentes de outras áreas de atuação que atuam no território fixamente ou através do apoio matricial. Nessa articulação desenvolve ações de campo e de núcleo. De acordo com Campos (2000), o núcleo pode ser entendido como uma aglutinação de conhecimentos que remete a identidade de uma área de saber e de prática profissional, enquanto o campo refere-se a um espaço de limites imprecisos onde cada profissão busca apoio em outras para cumprir suas tarefas teóricas e práticas. Na Estratégia da Saúde da família, o enfermeiro integra a equipe de referência da Unidade de saúde que é responsável pelos usuários do seu território adstrito, acompanhando-os ao longo do tempo nos aspectos que envolvem as questões de saúde e de doenças. Na experiência enquanto residente, é assumido o papel de profissional de referência para os demais residentes provenientes de outros núcleos de saber, ocorrendo assim, construção de ações compartilhadas e atuação crítica. Através dessa equipe multiprofissional é favorecido o princípio do SUS da integralidade de atenção a saúde. Conclusões: A Residência Multiprofissional traz repercussões, tanto para educação em enfermagem, quanto para a sociedade que recebe os cuidados qualificados e diferenciados. Crê-se que experiências na forma de educação continuada em saúde, juntamente com a intervenção núcleo e campo tem por objetivo a realização de ações que provoquem a mudança no serviço de saúde.

Palavras-chave


internato não médico; Estratégia de Saúde da Família; enfermagem

Referências


CAMPOS, G.W.S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência & Saúde Coletiva, v.5, n.2, p.219-230, 2000.

NASCIMENTO, D.D.G.; OLIVEIRA, M.A.C. Competências profissionais e o processo de formação na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Saúde Soc, São Paulo, v.19, n.4, p.814-827, 2010.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.