Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR TEMPESTADE DE IDEIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PRÓ PET-SAÚDE
Xavéle Braatz Petermann, Isadora Selistre Machado, Giana Berleze Penna, Silvana Basso Miolo, Maria Saleti Lock Vogt, Elenir Fedosse

Resumo


Caracterização do problema: Na Atenção Básica (AB) a educação em saúde é parte destacada das atribuições dos profissionais; abrange um conjunto de ações orientadas segundo as necessidades dos usuários e que contribuem para aumentar a autocuidado da comunidade. As atividades grupais vivenciadas em Unidade Básica de Saúde (UBS) visam a integralidade do cuidado evitando práticas centradas na doença. Este estudo objetiva descrever vivências no Programa de Reorientação da Formação do Profissional da Saúde e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PRÓ PET–Saúde) na AB, por meio de ações em grupo de educação em saúde com a comunidade, em uma UBS, em Santa Maria – RS. Descrição da experiência: As ações do grupo Roda da Saúde acontecem semanalmente na UBS, são coordenadas pelo Fisioterapeuta integrante da equipe em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde e com os acadêmicos do PRÓ PET-Saúde; participam, em média, 35 pessoas. Sabe-se que o conhecimento das necessidades de saúde da comunidade é de fundamental importância para práticas de educação em saúde cada vez mais eficazes. As atividades desse semestre iniciaram com a identificação das necessidades do grupo. Utilizou-se a técnica de tempestade de ideias a partir da palavra “saúde”. Para os participantes as expressões que representavam saúde estavam relacionadas com aspectos psicossociais (alegria, prazer, amor e outros.). Os aspectos físicos (moradia, saneamento básico, etc.) não foram citados. Depois, relacionado ao que tinha sido expressado foi perguntado ‘Como está a sua saúde?’. Quando questionados o por quê de não relacionarem aspectos físicos e ambientais à saúde, responderam: ‘mal ou bem, isto todos temos’, mas ‘as demais aspirações precisam de atenção especial’. No encerramento, a atividade foi avaliada pelo grupo como de fundamental importância. Nos encontros seguintes, trabalhou-se com dinâmicas relacionadas aos aspectos psicossociais. Efeitos alcançados: Notou-se contínua melhora no relacionamento dos usuários com a equipe de saúde e valorização do autocuidado. As atividades em grupo representam uma oportunidade de atuação interdisciplinar, integrando equipe de saúde, estudantes de diferentes cursos e comunidade. Recomendações: É preciso romper com o modelo de atenção centrado na doença, efetivando-se espaços grupais de educação em saúde na AB, um de grande desafio profissional.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde