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CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO COMO FERRAMENTA PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE DIREITO DAS GESTANTES E PUÉRPERAS
Resumo
Caracterização do problema: Repensar a atenção à saúde da mulher no processo gestacional, nos remete aos programas que envolvem a saúde materna como prioridade em nosso país. Assim, a gestação é conduzida por profissionais de saúde de modo intervencionista, tornando a assistência e as atividades educativas fragmentadas, sem que a realidade da mulher gestante e os seus direitos e deveres sejam tratados na sua individualidade e integralidade, deixando lacunas no atendimento. Objetiva-se relatar a experiência da construção e utilização de material educativo como ferramenta para aquisição de conhecimentos sobre diretos das gestantes e puérperas. Descrição da experiência: Relato de experiência da construção de um folder sobre direitos das gestantes e puérperas. O folder foi desenvolvido por Residentes de Enfermagem Obstétrica, no mês de maio de 2013. A aplicação do material foi destinada às gestantes acompanhadas no Centro de Parto Natural Lígia Barros Costa. Efeitos alcançados: O folder contemplou as seguintes temáticas: importância em conhecer o direito das gestantes e das puérperas; direitos durante a assistência à saúde, abrangendo o pré-natal e número mínimo de consultas, registros no cartão da gestante, conhecimento da maternidade onde acontecerá o parto, presença de acompanhante durante a consulta e o parto, esclarecimento sobre o tipo de parto e escolha da melhor posição, necessidade de um acompanhante no ambiente de alojamento, informações sobre aleitamento, cuidados com o bebê, revisão de parto e retorno à unidade básica; direitos ao assento preferencial em transportes coletivos, prioridade em filas, registro gratuito do bebê; estabilidade do emprego, licença maternidade, absenteísmo devido à consultas e exames, licença em casos de abortos, mudanças temporárias de cargos, auxílio-creche, a existência de dois períodos reservados a amamentação; os direitos dos pais também foram mencionados, sendo abordada a relevância de sua presença nos atendimentos da gestante e a licença paternidade; o último ponto discutido foi sobre o planejamento familiar e o direito do casal em receber orientação sobre a escolha do melhor método para evitar ou planejar uma nova gravidez. Recomendações: A construção do folder permitiu que as participantes se empoderassem dos seus direitos de forma diferente e interativa, além de estimulá-las para o compromisso da socialização e da participação social sobre as ideias que emergiram durante a utilização da tecnologia.
Palavras-chave
Gestante, Educação em Saúde, Enfermagem