Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA: VERIFICAÇÃO DE PRONTUÁRIOS NA BUSCA DE QUEIXAS DE DOR NEUROPÁTICA EM PACIENTES DIABÉTICOS NA ÁREA 32 DA UBS-CAMBARÁ
Maria Luisa Torres Eduardo, Andrea de Barros Coscelli Ferraz, Paula Veronica Martini

Resumo


Caracterização do problema: A diabetes mellitus é uma patologia crônica de elevada prevalência e é frequentemente causa de comprometimento do sistema nervoso periférico, podendo ocasionar um dos sintomas mais angustiantes que é a dor neuropática, que pode durar anos afetando a qualidade de vida dos pacientes acometidos. A atenção primária tem papel essencial em nível de cuidados com paciente diabético, sendo este uma das prioridades em saúde pública e através do Programa Interdisciplinar de Saúde na Comunidade (PISCO) da Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID) foi possível um estudo da quantidade de pacientes diabéticos com queixas de dor neuropática nos prontuários na UBS-Cambará para possível comparação com estudos e disso refletir a respeito do número de queixas que foi quantificado e do que o acesso aos prontuários permitiu entender a respeito da relação profissional de saúde e o paciente. Descrição da experiência: No período de três meses verificou-se a quantidade de queixas de dor neuropática mediante estudo dos prontuários dos 132 pacientes diabéticos da área 32 da UBS-Cambará. Efeitos alcançados: Através do estudo dos prontuários, deu-se a problemática a respeito da qualidade e quantidade de informações fornecidas pelos prontuários. De 132 prontuários de pacientes diabéticos, foram encontradas 20 queixas dor neuropática. A quantidade de queixas encontrada foi inferior à esperada com base em referências bibliográficas. De fato houve precariedade de informações nos prontuários, o que nos faz refletir a respeito do impacto disso na relação profissional de saúde e o paciente. O cuidado ao diabético não se limita ao controle glicêmico, mas houve prontuários que se resumiam ao valor de glicemia. Recomendações: Recomenda-se a melhoria da qualidade de atenção prestada, com enfoque na anamnese e sua descrição na evolução clínica dos prontuários. Um prontuário bem feito e detalhado reflete qualidade de cuidado oferecido, e permite acompanhamento adequado aos pacientes, principalmente no caso dos crônicos como os diabéticos. Além disso, o registro adequado permite-se ser utilizado como fonte rica de informação para pesquisas científicas, bem como também reforça o vínculo multidisciplinar entre os membros da equipe de saúde em prol do aperfeiçoamento do SUS, o que implica numa melhor continuidade de tratamento e de qualidade de vida aos pacientes.

Palavras-chave


atençao primária; diabetes mellitus; prontuários; aperfeicoamento do sus; dor neuropática diabética

Referências


ANDRADE, N. H. S. et al. Pacientes com Diabetes Mellitus: cuidados e prevenção do pé diabético em atenção primária à saúde. Artigo de pesquisa Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 out/dez; 18(4):616-21.

PEREIRA, P.M.H. Avaliação da atenção básica para o diabetes mellitus na Estratégia Saúde da Família. Dissertação de mestrado de pós-graduação stricto senso de Mestrado em Saúde Pública pelo CPqAM/FIOCRUZ/MS. Recife, 2007

SAMPAIO, A. C. et al. Prontuários médicos: reflexo das relaçõesmédico-paciente. Revista Bioética 2010; 18 (2): 451 - 68.

SILVA, F. G. et al. Avaliação dos Prontuários Médicos de Hospitaisde Ensino do Brasil. Rev Br de Educação Médica; 31 (2): 113 - 126; 2007.

STEIN, Cinara et al . Electrical stimulation and electromagnetic field use in patients with diabetic neuropathy: systematic review and meta-analysis. Braz. J. Phys. Ther.,  São Carlos ,  v. 17, n. 2, Apr.  2013 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552013000200093&lng=en&nrm=iso>. access on  20  Nov.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000083.