Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO FAMÍLIA E INTEGRALIDADE NA REDE DE ASSISTÊNCIA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DO PRÓ-PET SAÚDE
Lindomário Sousa Lima, Luciana Rodrigues Cordeiro, Ângela Maria Alves e Souza, Emília Araújo Edson, Lia Gomes Lopes

Resumo


O projeto “Família e integralidade na rede de assistência e práticas integrativas e complementares” tem uma grande contribuição na formação do aluno do PRÓ-PET Saúde, de forma que o mesmo tem a oportunidade de aprender novas técnicas e terapias de cura, baseadas em tratamentos não convencionais e sem o uso de medicamentos. Confrontar-se com as práticas integrativas durante a vivência profissional ou acadêmica nas redes de cuidado a saúde é deparar-se com uma forma de cuidado diferente, ao qual exige do profissional um olhar particular e de respeito. Aprender a enxergar a importância de tais práticas para o cuidado a saúde é uma forma de ampliar a realidade acadêmica e se preparar melhor as diversas formas de cuidado à saúde em sua esfera social, espiritual e empática. Objetivo: Relatar sobre a experiência vivenciada no projeto e sua contribuição para a vida acadêmica. Metodologia: A metodologia utilizada baseou-se na experiência adquirida durante a observação das práticas integrativas e complementares realizadas durante as visitas dos monitores ao Centro de Saúde da Família Pedro Celestino Romero. As atividades são realizadas dentro do Centro de Saúde e os monitores realizam entrevistas e aplicam a terapia do Reiki em pacientes que relatam dores e transtornos mentais leves. Não é utilizado nenhum material específico para a terapia do Reiki, além de música para ajudar a relaxar. Terapias como acupuntura, auriculoterapia, massoterapia e acupressão são realizadas somente pelos profissionais do Centro de Saúde e requerem materiais específicos para a sua realização. Resultados: Os monitores do projeto participaram não só das atividades realizadas no posto de saúde, como puderam participar de cursos sobre arteterapia, palestras sobre a aplicação das PIC em bebês, além de atividades voltadas para a comunidade, como higiene bucal com grupo de crianças e terapia comunitária. Além disso, houve significativa melhora espiritual para os praticantes de Reiki, melhorando o convívio com outras pessoas e diminuindo o estresse causado pelo cotidiano. Conclusão: A experiência providenciou a aprendizagem de novas técnicas de cura e assistência, utilizando métodos não convencionais que complementam a medicina tradicional e que podem ser utilizados em diversas situações de transtorno. Além disso, reforçou a ideia de que o aprendizado de novas técnicas e abordagens de saúde contribui significativamente para a vida acadêmica e profissional dos monitores de diferentes cursos.

Palavras-chave


Aprendizagem; práticas integrativas e complementares