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A “NARRATIVA” COMO INSTRUMENTO DE PERCURSO DE APRENDIZAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Caracterização do problema: O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho (PRO-PET Saúde), visa favorecer a formação de alunos das áreas da saúde para que sejam capazes de responder, de forma qualificada e resolutiva, às necessidades da Atenção Básica de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. Incentiva transformações no processo de desenvolvimento educacional para a abordagem integral do processo saúde-doença e assim responder aos desafios do novo contexto de formação profissional em saúde. Uma unidade básica de saúde da cidade de São Paulo conta com um grupo tutorial do PRO-PET Saúde e tem experimentado novos percursos de ensino aprendizagem na Atenção Primária. Descrição da experiência: Esse grupo decidiu o uso da narrativa como um dos instrumentos de trabalho para acompanhar, registrar e contar a história do cuidado de saúde de uma família. Os Agentes Comunitários de Saúde selecionaram 30 famílias, que pudessem se beneficiar com a escuta feita pelos alunos; em seguida, cada dupla/trio de alunos e seu preceptor escolheu uma das famílias para acompanhar seu trajeto terapêutico, totalizando seis famílias. Pelo diálogo proporcionado entre as famílias e os alunos, houve participação ativa, crítica, criativa e propositiva de comunicação, escuta e vínculo. Neste sentido e com reflexões teóricas sobre o sistema de saúde brasileiro, a narrativa vem sendo elaborada a partir da escuta aberta e qualificada do discurso de um dos membros da família, durante visitas domiciliárias periódicas. Ao final do período de visitas pretende-se presentear a família com uma apresentação de sua própria história, narrada pelos alunos. Efeitos alcançados: Com a narrativa foi possível propiciar momentos de reflexão sobre as visitas realizadas e incorporar na prática, conceitos teóricos como: humanização, universalidade, integralidade, empatia, necessidades de saúde, resolutividade, vínculo, acolhimento, e co-responsabilidade no cuidado à saúde. Segundo um dos alunos, a narrativa “é de extrema importância para estabelecer uma relação de cumplicidade entre cuidador e o usuário, que pode definir o sucesso ou a falha em um cuidado efetivo”. Recomendações: O registro em forma de narrativa desta experiência tem demonstrado a viabilidade e a importância da aproximação do aluno com o usuário a fim de aprimorar sua formação no âmbito da Atenção Primária.
Palavras-chave
narrativa saúde