Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO NAS CONSULTAS DE PRÉ-NATAL
Carlos Henrique Vieira Lopes, Joseane Marques Fernandes, Bruna Santos Ximenes, Danilo Gonçalves Nobrega, Daniel Victor Lima de Araujo, Bruno Furtado Lima, Danielle Cristina Chaves Farias, Clarice Diogenes Pinheiro, Aline Mota Alves, Allana Mayara Fernandes Moreira, Bruno Leite Cabral, Ana Carolina Vasconcelos Moreira, Bernardo Pinto Freitas, Clayton Freire Melo Filho

Resumo


Caracterização do problema: O pré-natal consiste no acompanhamento da saúde da mulher gestante e do feto, em desenvolvimento, por um profissional de saúde habilitado para esta ação, a partir do momento em que se descobre a gravidez, pois assim poderá identificar, e reduzir, precocemente eventuais problemas que podem interferir no desenvolvimento fetal e na saúde do binômio mãe/filho. Porém, não deve ser entendido apenas com o propósito de solucionar as queixas características da gestação e as possíveis complicações. O tecnicismo na atenção pré-natal deve ser reformulado através de práticas humanizadas que visem escutar, esclarecer as dúvidas, compreender e acolher a gestante, para que ela possa vivenciar a gravidez de uma maneira segura e feliz. Descrição da experiência: Acadêmicos de Medicina, acompanhados por docente, em uma Unidade Básica de Saúde, foram responsáveis pelo atendimento da gestante D.N.S., 26 anos, 24 semanas gestacionais. Esta, além de se encontrar em uma gravidez não planejada, considerava a gravidez um fator desencadeante de parte dos problemas sociais que enfrentava. Observamos durante nossa abordagem ansiedades, medos e mudanças nos vínculos afetivos. Nesse contexto, compreendemos um estado de vulnerabilidade psíquica da gestante, decorrente de um abandono do companheiro, do não apoio da família, da baixa condição social, do não planejamento da gravidez, do desapego ao feto, entre outros. Ainda durante anamnese, relatou a possibilidade de aborto ou doação da criança e o comportamento etilista abusivo, vinculando tais atitudes ao abandono do parceiro. Efeitos alcançados: Essa experiência foi importante para a formação dos acadêmicos, visto as dificuldades constantes presentes no cotidiano da atenção básica. Através desta atividade foi possível explorar a sensibilização dos Acadêmicos frente ao atendimento de uma gestante que tinha diversos problemas sociais e as repercussões contextuais que esses podem proporcionar à gestação. Recomendações: O envolvimento do grupo com essa paciente e a esperança dela na nossa ação nos revela uma responsabilidade adquirida com a empatia tida nessa vivência. Entretanto, é de fundamental importância o professor orientador interferir diretamente no envolvimento dos acadêmicos com os pacientes, evitando uma confluência negativa entre o ato de humanizar o atendimento e o envolvimento intimo-emocional gerado pela inexperiência frente às questões sociais e pessoais que envolvem o ato de consultar.

Palavras-chave


Gestação; Humanização da Assistência; Cuidados pré-natal

Referências


  • Assistência Pré-natal: Manual técnico/equipe de elaboração: Janine Schirmer et al. - 3ª edição - Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde - SPS/Ministério da Saúde, 2000.66p.
  • Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual ténico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência ao Pré-natal e Puerpério atenção qualificada e humanizada. Manual Técnico. Brasília, 2006.
  • Almeida C.A.L.; Tanaka, O.Y. Perspectiva das mulheres na avaliação do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Revista de Saúde Pública;43(1):98-104. 2009.