Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A MODERNIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS NA ÁREA DE PLANEJAMENTO 5.3 ATRAVÉS DO OTICS
Cintia Roberta Ribeiro Medeiros, Marcello Barboza de Souza

Resumo


Descrição da Experiência: O serviço do Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS) está inserida na Coordenação da Área de Planejamento 5.3(CAP5.3), como ferramenta fundamental na divulgação das mídias sociais (facebook, blog, twitter, fotos, vídeos) utilizadas para divulgar os serviços de saúde e potencializar a construção da inteligência coletiva, desenvolvendo e disponibilizando recursos para a criação de uma rede de informações interligadas, onde os usuários destes serviços possam obter o máximo de informações para promoção, prevenção e educação em saúde.Caracterização do Problema: No momento em que vivemos, faltam ferramentas virtuais onde os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam usufruir de informações sobre atendimento nas unidades de saúde pública, assim como obter conhecimento sobre meios de prevenção e promoção a saúde. Efeitos alcançados e recomendações: Quando as principais mídias sociais (facebook, blog, twitter, fotos, vídeos) passaram a fazer parte da rotina das unidades de saúde do Município do Rio de Janeiro, houve uma maior aproximação dos usuários do sistema com as equipes da atenção primária, favorecendo ambos a conhecerem suas unidades e as unidades de referência do SUS. Isso foi possível através da rede OTICS, que teve como uma de suas metas criar, monitorar e apoiar os blogs das unidades de saúde. Na Área de Planejamento 5.3, foram criados 25 blogs, um para cada unidade de saúde da atenção primária deste território. Este processo colaborou com o fortalecimento e o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família e suas linhas de cuidados. Com o avanço do tempo, foram adicionadas novas redes sociais como: facebook e twitter. Essas  mídias  viabilizaram de forma simultânea e descentralizada as ações de educação permanente em saúde entre os profissionais, já que aumentou a troca de informação entre profissionais e entre usuário e o serviço. Atualmente são assistidos na área  25 blogs de saúde da família com 286.754 mil acessos até a data de Novembro de 2013, 2543 fotos, mais de 20 vídeos publicados, diversos seguidores no twitter e no facebook, além da construção de outros blogs sobre as linhas de cuidados existentes na área. A Velocidade das informações gera uma melhor interação entre os usuários do sistema único de saúde (SUS), pois proporciona uma troca de informações de forma rápida, simultânea e em tempo real.

Palavras-chave


OTICS, COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS