Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PARTICIPAÇÃO EM UM SEMINÁRIO SOBRE OS PROGRAMAS FEDERAIS, OS INVESTIMENTOS E O FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA
Joice Moreira Schmalfuss, Aldair Weber, Miriam Ghidolin

Resumo


Caracterização do problema: as questões referentes ao financiamento e gestão dos recursos da saúde, frequentemente, apresentam ampla repercussão no cenário atual, seja pela má gestão desses recursos ou pela desinformação da população sobre os aspectos envolvidos com essa administração, bem como sobre a aplicação dos investimentos. Descrição da experiência: considerando esse contexto, gestores e lideranças políticas de grande influência da cidade de Chapecó, situada na região oeste de Santa Catarina, promoveram um seminário com o tema “Os programas federais, os investimentos e o fortalecimento do SUS nos municípios”. Este seminário objetivou apresentar os programas do governo federal em todos os níveis de atenção à saúde, com ênfase na atenção primária, além de discutir sobre a situação atual de alguns municípios catarinenses, com o intuito de melhorar os serviços e atendimentos de saúde prestados à população. Nessa discussão foi fundamental a presença das lideranças políticas regionais, em todos os níveis de atenção, uma vez que esse evento também se constituiu em mecanismo importante para o esclarecimento de dúvidas de muitos gestores municipais, possibilitando que os mesmos reformulassem seus planos para o alcance de efeitos positivos no âmbito da saúde. Também foi de suma importância a presença de um assessor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, sendo apresentadas as linhas gerais da nova política nacional da atenção básica. Efeitos alcançados: com a realização deste seminário foi possível alcançar o objetivo de disseminar, ao menos para os gestores municipais de saúde da grande região, os principais programas federais e sua funcionalidade em todo o território nacional. A partir da experiência vivenciada neste seminário percebe-se a relevância da participação, não apenas das lideranças políticas e dos gestores municipais em saúde, mas também de acadêmicos das mais diversas áreas da saúde e da população em geral, uma vez que atividades como essa se constituem em importante exemplo de participação e controle social. Recomendações: é primordial a realização de mais momentos de discussão como o recém citado para que se possa atingir um contingente populacional cada vez maior e mais atuante no que tange aos diversos assuntos relacionados à saúde brasileira e melhora desta, que ainda necessita de muitos ajustes.

Palavras-chave


sistema único de saúde; gestão em saúde; recursos em saúde

Referências


Campos G. W. S., Bonfim J. R. A., Minayo M. C. S., Akerman M., Júnior M. D., Carvalho Y. M. Tratado de Saúde Coletiva. 2ª ed. revista e aumentada. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p.