Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FALANDO SOBRE SEXUALIDADE COM ESCOLARES
Luna Rezende Machado de Sousa, Amanda Meireles Gomes Moura, Paula Bianca Dias Barbosa, João Renato Filus Junior, Julio Cesar Jojima Nagamato, Joseane Andrade Mouzinho de Oliveira, Denny Rafael Perusso dos Reis

Resumo


O Programa Saúde na Escola (PSE) promove a articulação das escolas com as unidades de saúde no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento dos escolares. “Promoção e Prevenção à Saúde” faz parte dos componentes estruturantes deste programa, e inclui como demanda a educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST. Estes temas costumam gerar dúvidas, tabus e constrangimentos, e a partir da necessidade de abordá-los em uma conversa aberta com os alunos do 5º ano, a diretora de uma escola municipal, de Colombo/PR, solicitou o auxílio de sua unidade de saúde (US) parceira no PSE. Foi então proposto, pela equipe de residentes multiprofissionais em Saúde da Família, atuantes na USF, a realização de rodas de conversas e dinâmicas sobre a temática. Para tanto, foram combinados dois momentos.  No primeiro, as residentes de nutrição, farmácia e odontologia realizaram as atividades com as meninas, enquanto em outra sala os residentes de farmácia e odontologia, juntamente com o dentista da USF, realizaram com os meninos. Foram projetadas figuras relacionadas à puberdade nas lousas interativas das salas de aula, para que os alunos adivinhassem o tema da conversa, e então, sugerido que escrevessem perguntas anônimas sobre a temática.  Na sequência, e após a realização de uma dinâmica “quebra-gelo”, com os alunos sentados em roda, as perguntas sem identificação foram lidas e respondidas. Os temas abordados entre os meninos e as meninas foram: mudanças corporais, menstruação, primeira ejaculação, uso de absorventes, higienização íntima, anticoncepcionais, importância e demonstração do uso correto do preservativo, DST´s, pílula do dia seguinte, masturbação e virgindade. Como nem todos os temas surgiram diretamente pelas perguntas, alguns foram introduzidas ao longo da conversa.  O segundo momento foi realizado na semana seguinte, unindo meninos e meninas em uma mesma sala para a exibição de documentário sobre gravidez na adolescência. Logo após, com todos sentados em roda, iniciou-se a brincadeira “batata quente” com perguntas referentes aos temas abordados no primeiro encontro. Caso o aluno errasse a resposta deveria arcar com uma consequência, por exemplo, se errassem sobre um método anticoncepcional deveria simular uma gravidez não planejada, as meninas com uma bexiga na barriga e os meninos segurando uma boneca, e responder a questões como: “você sabe cuidar de uma criança?”; “e os estudos como ficarão com a chegada dessa criança?”. Os alunos demonstraram interesse e participação nas atividades, e no segundo momento mostraram, por meio das respostas na brincadeira, que absorveram as informações debatidas no primeiro encontro. A experiência também contribuiu para o fortalecimento do vínculo dos profissionais de saúde com os escolares da comunidade, favorecendo a realização futura de outras atividades de educação em saúde.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Saúde Escolar; Sexualidade

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Departamento de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Instrutivo PSE. Brasília : Ministério da Saúde, 2011 (Série C. Projetos, programas e relatórios). Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/passo_a_passo_pse.pdf>