Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA COMO ESTRATÉGIA DE RESSOCIALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO DA VIDA ATIVA EM USUÁRIOS DOS CAPS
Francyely dos Santos Moura, Ana Dulce Amorim Santos Soares, Giovanna de Oliveira Libório Dourado, Felipe Soares de Oliveira, Taynáh Emanuelle Coelho de Freitas

Resumo


O adoecimento psíquico é um dos grandes problemas enfrentados na atualidade, comprometendo a saúde da população e constituindo elevado ônus para a saúde pública. Estudos transversais e prospectivos têm evidenciado uma forte associação entre os agravos de saúde mental e os baixos níveis de atividade física. A prática do exercício físico regular apresenta-se como elemento responsável por atuar diretamente nos fatores psico e fisiológicos, e quando desenvolvidas em grupo, favorecem o estabelecimento de relações sociais. Nessas atividades, o apoio mútuo que ocorre entre os envolvidos desempenha papel importante frente ao tratamento e recuperação dessa população. Descrição da experiência: Com o objetivo de promover um maior amadurecimento profissional, acadêmicos da graduação e bolsistas do PET – Vigilância em Saúde da UFPI participam constantemente de atividades extracurriculares integradas aos Centros de Atenção Psicossocial de Teresina. A fim de estabelecer um melhor relacionamento terapêutico e promover a ressocialização entre os usuários dos CAPS, comemora-se anualmente o Dia Internacional da Saúde Mental em colaboração com a Fundação Municipal de Saúde. Partindo do exposto, foram realizadas atividades de promoção da saúde desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar em uma manhã de lazer, através de práticas corporais e atividades lúdicas, como o alongamento, a dança, os jogos esportivos e recreativos. O objetivo foi incentivar a prática do exercício físico regular e promover uma maior sociabilização entre os usuários e suas famílias. Efeitos alcançados: As atividades propostas durante o evento foram bem aceitas pelos usuários dos CAPS, que participaram de forma satisfatória e proveitosa, revelando entusiasmo e satisfação pessoal diante das práticas desenvolvidas. A presença dos familiares além de proporcionar uma maior interação social, concretizou o fortalecimento de laços entre a equipe, os usuários e o mundo que os rodeia. Recomendações: Estimular a prática da atividade física regular na rotina do CAPS constitui um importante instrumento terapêutico no processo de enfrentamento aos transtornos mentais. O exercício físico quando praticado em grupo, contribui na reinserção dos usuários à sociedade, promovendo valores socioeducativos, além de estimular elevação da autoestima e a resistência diante das pressões psicoemocionais sofridas pelo meio.

Palavras-chave


atividade física; ressocialização; vida ativa

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

LOBOSQUE, Ana Marta; SOUZA, Marta Elisabeth (org.). Atenção em Saúde Mental. 1. Ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 2006.

ALVERGA, Alex Reinecke de; DIMENSTEIN, Magda. A reforma psiquiátrica e os desafios na desinstitucionalização da loucura. Interface (Botucatu) , Botucatu, v. 10, n. 20, 2006.

WACHS, Felipe. Educação Física e Saúde Mental: Uma prática de cuidados emergentes em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.