Tamanho da fonte:
FORMAÇÃO DE CRIANÇAS AUTORAS DE ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS POR MÉTODO LÚDICO EM FORTALEZA-CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Caracterização do problema: A prática de hábitos alimentares saudáveis, desde a infância, apresenta-se de grande relevância para a promoção da saúde. Segundo a visão da Medicina Preventiva, promover uma alimentação balanceada representa a base sólida para diminuir a prevalência de doenças crônicas na fase adulta, como diabetes e hipertensão. As preferências alimentares, sobretudo, são estimuladas por fatores sociais, econômicos e culturais. Descrição da experiência: A atividade foi realizada, por 12 acadêmicos de Medicina, com crianças de 7 a 11 anos que participam de um projeto social em Fortaleza, Ceará. Essa atividade se baseou em avaliar a preferência alimentar das crianças por meio de um questionário, depois, através de um vídeo, informou a quantidade balanceada do consumo dos alimentos, e, em seguida, foi realizado um jogo lúdico educativo, que explorou as informações do vídeo, e exigiu a divisão das crianças em grupos. A dinâmica consistiu em um 'tabuleiro gigante', feito no chão, que foi projetado com figuras de alimentos de diferentes valores nutritivos, e as crianças foram peças do jogo, pois elas andaram em cima do tabuleiro. O funcionamento da dinâmica foi de fácil aplicação: cada equipe jogou o 'dado gigante' e, de acordo com o número obtido, a criança andou casas no tabuleiro. Se ela parou em casa preenchida por alimentos muito calóricos (como batata-frita), recebeu advertência no jogo; se parou em alimentos nutritivos (como frutas e verduras), ganhou bônus. Ademais, em certo momento do jogo, cada criança escolheu um trajeto para seguir: o da direita, com figuras de alimentos saudáveis, ou o da esquerda, com maus hábitos alimentares, mas o único caminho que levou a criança a vencer o jogo foi o da direita, indicando uma alimentação balanceada. Efeitos alcançados: O vídeo, em forma de desenho animado, prendeu a atenção das crianças, transmitindo, eficazmente, informações sobre a Pirâmide Alimentar; e o jogo despertou o interesse pelo consumo de diversos alimentos saudáveis, tornando-as autoras e promotoras de bons hábitos nutritivos, principalmente, em meio familiar. Recomendações: Essa estratégia pode ser usada por diversos profissionais, por ser uma atividade dinâmica de baixo custo e de fácil aplicação, a fim de promoverem hábitos alimentares balanceados desde a infância, favorecendo um desenvolvimento saudável, diminuindo riscos de doenças crônicas na fase adulta e proporcionando melhor qualidade de vida.
Palavras-chave
alimentação; hábitos saudáveis; infância;
Referências
- ROTENBERG, Sheila and DE VARGAS, Sonia. Práticas alimentares e o cuidado da saúde: da alimentação da criança à alimentação da família. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2004, vol.4, n.1, pp. 85-94
- SOUZA, Evanice Avelino de et al. Atividade física e alimentação saudável em escolares brasileiros: revisão de programas de intervenção. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 27(8):1459-1471,ago, 2011.
- TASSARA, V; NORTON, R. C; MARQUES, W. E. U. Importância do contexto sociofamiliar na abordagem de crianças obesas. Rev. paul. pediatr. Minas Gerias. 2010.