Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO ACERCA DE PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM OS PROFISSIONAIS DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA-MG
Erica Carvalho Furforo, Geraldo Cunha Cury

Resumo


Introdução: Nas últimas décadas, o modelo de atenção à saúde tem-se modificado, priorizando ações preventivas e de promoção à saúde, com um crescente reconhecimento científico da atividade física como estratégia para este fim. Na tentativa de garantir intervenções voltadas para a atenção primária, os programas Estratégia da Família (ESF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), buscam promover grupos de atividade física. Ocorre que fatores como baixa adesão da população à prática de atividades físicas oferecidas por esses programas e ausência de profissionais que se consideram preparados para realizar tais ações, comprometem a eficácia de tais ações. Esta situação, em que os profissionais não se avaliam como aptos para desenvolverem ações de promoção à saúde relacionada à atividade física apontam para uma demanda de capacitação direcionada a esses trabalhadores. Dessa maneira, o presente trabalho objetiva efetuar uma capacitação com os profissionais de uma ESF do município Diamantina/MG, para que se sintam aptos a desenvolverem ações de promoção à saúde relacionada à atividade física, além de avaliar o impacto dessa capacitação na prática desses profissionais. Metodologia: Se trata de uma proposta de trabalho a ser desenvolvida durante o programa de pós-graduação, Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, cujo estudo será dividido em três fases de intervenção: Grupo Focal para levantar os temas da capacitação; Capacitação dos Profissionais, através da construção coletiva de conhecimento; e por fim a Avaliação, para avaliar se a capacitação ofereceu condições para o profissional realizar as ações. Resultados e Discussão: Os resultados esperados são que os profissionais se sintam mais capacitados e mais seguros para a realização das ações e que novas práticas de atividade física sejam inseridas para possibilitar a participação de mais pessoas nas atividades oferecidas pelo serviço. Espera-se que o estudo seja uma das estratégias que possibilite as mudanças necessárias no sentido de redirecionar gestão e práticas profissionais na busca de comportamentos saudáveis para a população. Considerações Finais: Equipes com profissionais mais bem formados e conscientes, realizando trabalhos interdisciplinares e com ações coletivas embasadas em pesquisas, contribuirão para um futuro com pessoas mais ativas fisicamente, mais saudáveis e mais felizes.

Palavras-chave


Saúde coletiva; Atividade Física; Formação Profissional

Referências


Florindo AA, Guimaraes VV, Cesar CL et al. Epidemiology of leisure, transportation, occupational, and household physical activity: prevalence and associated factors. J Phys Act Health. 2009;6(5):625-32.

Sá TH. Construção e avaliação de um programa educativo para a promoção de atividade física junto a Equipes de Saúde da Família [dissertação]. [São Paulo]: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo; 2011.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 47a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005