Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GRUPO DE PESQUISA E MULTIDISCIPLINARIEDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
Rayann Branco dos Santos, Diógenes Farias Gomes, Maria da Conceição Coelho Brito, Fábio Solon Tajra, Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo


Caracterização do Problema: Grupos de Pesquisa são relevantes para o processo de aprimoramento de conhecimentos, pois qualificam as discussões sobre: a formação profissional, a criação e aplicação de novas tecnologias educacionais, os processos de educação permanente e continuada, entre outros (KRAHL, 2008). Descrição da experiência: O grupo de pesquisa é composto por seis pessoas que exercem participação ativa em reuniões periódicas, que discutem aspectos metodológicos relacionados à pesquisa, além de bases teórico-conceituais acerca da temática de regionalização em saúde na perspectiva do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) no Estado do Ceará. Dentre os componentes do grupo, estão dois professores, destes uma é enfermeira e outro odontólogo, duas nutricionistas e dois acadêmicos de enfermagem. As reuniões ocorrem desde o mês de julho de 2013 no Laboratório de Pesquisa Social, Educação Transformadora e Saúde Coletiva (LABSUS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Efeitos alcançados: Durante as discussões, percebeu-se o aprimoramento do grupo em relação às temáticas, bem como a desenvoltura de alguns membros da equipe em debater o assunto. Foram discutidos assuntos que envolvem bases normativas relacionadas a regionalização, descentralização vigentes no país, assim como temáticas de metodologias aplicadas na pesquisa como grupo focal, entrevista livre e semiestruturada. Com o envolvimento neste grupo, os acadêmicos de enfermagem puderam observar a relevância em participar de grupos de pesquisa, pois estes proporcionam um conhecimento que muitas vezes não podem ser contempladas apenas pelos módulos da Universidade, auxiliando na formação de um profissional detentor de conhecimento científico e prático. Conclusão: A participação em um grupo de pesquisa trouxe diversos benefícios aos acadêmicos envolvidos que se estendem do teórico ao prático, fora isso, ressalta-se a importante relação com profissionais já práticos em pesquisa, sendo estes colaboradores na obtenção de conhecimento.

Palavras-chave


Grupos de pesquisa; Regionalização; Gestão em Saúde

Referências


HAAGI, G. S. et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 2, p. 215-220, 2008.