Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DO PET/SAÚDE NO CUIDADO DOMICILIAR INSERIDO NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA
Thaís Helena Ramos Queiroz Mourão, Sâmia Bessa de Moraes, Lyana Leal Rocha, Erasmo Miessa Ruiz

Resumo


O cuidado domiciliar é uma necessidade que o sistema de saúde brasileiro tem e que poderia ser resolvido, principalmente, através do fortalecimento das ações das equipes do programa saúde da família. No entanto, verifica-se algumas falhas no sistema, que impossibilitam a realização do cuidado domiciliar a família, à comunidade. Através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde), pode-se obter uma aproximação com a temática do cuidado domiciliar. O PET tem como objetivo proporcionar uma articulação entre academia, profissionais e sociedade, além de propiciar pesquisas que visem melhorias à saúde pública. Ao longo dessa experiência, nosso objetivo inicial foi conhecer os territórios e equipamentos de saúde em que participaríamos em atividades, visando conhecer à prática do cuidado domiciliar pelos profissionais da saúde. Durante o primeiro ano realizou-se visitas domiciliares, acompanhou-se atendimentos nas unidades de saúde, fortaleceu-se embasamento teórico e se produziu relatórios e reflexões. A partir desse aprofundamento na realidade do SUS pude-se também elaborar uma pesquisa paralela ao do programa, mas com o intuito de analisar a percepção e a prática do cuidado em uma unidade especifica, por meio de entrevistas realizadas com profissionais de saúde de diferentes categorias, como dentista, assistente social, médico e agente comunitário de saúde (ACS). Perceberam-se as diferentes formulações acerca da atenção domiciliar, que não divergiram completamente, pois a percepção do cuidado domiciliar como ação extremamente importante e útil foi unanimidade entre os profissionais, porém a caracterização desse cuidado foram as mais diversas. Dificuldades, desafios e superações foram encontrados no percorrer do primeiro ano da pesquisa, identificados através de conversas com profissionais, da observação da dinâmica de gestão e aplicação das ações de saúde. Conclui-se que a realização de atividades na Unidade de Saúde vai além dos problemas estruturais, mas perpassa a motivação e afinidade dos profissionais por tais atividades. Reflexões sobre o contexto geral da saúde pública surgem a todo instante, como: os profissionais se desmotivam pelas dificuldades ou as atividades não são realizadas pela falta de iniciativa? Este trabalho busca responder esta e outras reflexões que surgem a usuários a pesquisadores, referentes aos serviços de saúde no Brasil, especificamente ao cuidado domiciliar.

Palavras-chave


Cuidado domiciliar; saúde pública; PET/Saúde.

Referências


ALMA-ATA. Declaração de Alma Ata. Conferência Internacional sobre os cuidados em saúde. URSS, 1978. Disponível em: http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-Alma-Ata.pdf Acesso em: 14/08/2013.

 

BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a06.pdf>.  Acesso em: 01/06/2013.

DRAIBE, S. M.; SILVA, P. L. B. Desenvolvimento de políticas de saúde nos anos 80: o caso brasileiro. Campinas: NEPP, UNICAMP, OPAS, 1990. (Mimeo).

 

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DE CAMPO. Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115.pdf> Acesso em: 01/06/2013.

 

GIACOMOZZI, C. M.; LACERDA, M. R.. A prática da assistência domiciliar dos profissionais da estratégia de saúde da família. Florianópolis: Texto Contexto Enfermagem, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a13.pdf> Acesso em: 01/06/2013.

 

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

 

MACHADO, R; LOUREIRO, A; LUZ, R (et. al). Danação da norma: medicina social e constituição da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1978. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/78795279/Machado-Roberto-Danacao-da-norma-Medicina-social-e-constituicao-da-psiquiatria-no-brasil>. Acesso em: 01/06/2013.

 

MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. São Paulo: Editora Vozes, 1993.

 

OLIVEIRA, C. R. Medicina e Estado – origem e desenvolvimento da medicina social – Bahia: 1866-1896. (Dissertação de mestrado) Rio de janeiro: Instituto de Medicina Social UERJ, 1983.

 

 

ROSEN, G. Uma história da saúde pública. (Tradução: Marcos Fernandes de S. Moreira). Rio de Janeiro: HUCITEC, UNESP, ABRASCO, 1994. Série Saúde em Debate.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS. Pré-protocolo de atenção domiciliar.

SECRETARIA DA SAÚDE DE SÃO PAULO. Cuidados domiciliares de saúde: guia de apoio. Coordenação da Atenção Básica: São Paulo, 2007.