Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GRUPOS EDUCATIVOS NO CUIDADO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES COM EXCESSO DE PESO: RELATO E REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA
Luna Rezende Machado de Sousa, Amanda Meireles Gomes Moura, Paula Bianca Dias Barbosa, Silvia do Amaral Rigon, Eloyse Weeny Ramos Bieberbach Ceschim, Victoria Beatriz Trevisan Nóbrega Martins

Resumo


O Programa Saúde na Escola (PSE) diagnosticou, em 2013, obesidade em 18,67% (n=104) dos alunos da Escola Municipal John Kennedy, de Colombo-PR. Diante disso, a equipe Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família, atuante na Unidade de Saúde (US) vinculada à escola, em parceria com os demais profissionais da US e a diretora da escola, implementou os Grupos de Nutrição Infantil (GNI). Em abril foram selecionados 26 alunos para compor o GNI matutino e 23 para o GNI vespertino, usando como critério o diagnóstico de obesidade, preferencialmente somado à pressão arterial elevada aferida no PSE. Juntamente com a diretora, foi definido que os encontros dos GNI seriam realizados na escola, mensalmente, em horário de aula, com duração de 75 min. e sob a preceptoria das residentes de nutrição, farmácia e odontologia. A proposta foi então dialogada com os professores, os alunos selecionados e seus responsáveis, também convidados a participar dos encontros. O primeiro encontro foi realizado em maio e o último será em novembro de 2013. Cada encontro aborda um tema sobre alimentação saudável e ao final é pactuado com os alunos um Desafio do Mês: uma mudança alimentar relacionada ao tema abordado. Os roteiros dos encontros seguem a mesma ordem cronológica. Iniciam-se com as boas vindas e uma dinâmica de “Quebra-Gelo”; na sequência o Desafio do Mês anterior é recapitulado, com os questionamentos: quem tentou realizá-lo e conseguiu; quem tentou e não conseguiu. Neste momento ocorre troca de experiência acerca das mudanças comportamentais. Logo após, são realizadas dinâmicas lúdicas e interativas sobre o tema do encontro, utilizando figuras e alimentos in natura; macromodelos de partes do corpo, vídeos e jogos. O encontro é então finalizado com a pactuação do Desafio do Mês e entrega de folheto explicativo sobre o tema e o desafio pactuado, para que os pais ausentes acompanhem o processo. Os temas já abordados foram: a mídia e a realização das refeições com a TV ligada; hortaliças (vídeo); café da manhã e cálcio; açúcar; frutas e gorduras. No último encontro será realizada a dinâmica Retomando os Conhecimentos, e na sequência, aplicado um questionário estruturado, para avaliar individualmente se houve a tentativa, o cumprimento e a manutenção da mudança comportamental de cada Desafio do Mês proposto ao longo dos encontros. Até o momento esta experiência tem se mostrado promissora, por apresentar: boa adesão e comprometimento dos alunos com as atividades e os Desafios do Mês; estímulo da atuação e do foco interdisciplinar nas atividades de educação em saúde; fortalecimento do vínculo dos profissionais de saúde com os escolares. A ampla variação de faixa etária dos participantes, de 5 a 13 anos (pré-escolares e escolares), influenciou no planejamento das atividades. Apesar de não ter se mostrado uma barreira para o bom andamento da experiência, pode ser mais vantajoso realizá-la apenas com os escolares (7 a 13 anos).

Palavras-chave


Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Saúde Escolar

Referências


PIETRUSZYNSKI, EB; ALBIERO, KA; POPPER, G; TEIXEIRA, PF. Práticas pedagógicas envolvendo a alimentação no ambiente escolar: apresentação de uma proposta. Rev. Teoria e Prática da Educação, 13 (2):223-229, maio./ago. 2010.

ZIMERMAN, D. A importância dos grupos na saúde, cultura e diversidade. Vínculo, 4 (4), São Paulo dez. 2007

CYRINO, EG; PEREIRA, MLT. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 (3):780-788, mai-jun, 2004 - See more at: http://atencaobasica.org.br/relato/5354#sthash.Jn7MjmMl.dpuf