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GRUPOS EDUCATIVOS NO CUIDADO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES COM EXCESSO DE PESO: RELATO E REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) diagnosticou, em 2013, obesidade em 18,67% (n=104) dos alunos da Escola Municipal John Kennedy, de Colombo-PR. Diante disso, a equipe Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família, atuante na Unidade de Saúde (US) vinculada à escola, em parceria com os demais profissionais da US e a diretora da escola, implementou os Grupos de Nutrição Infantil (GNI). Em abril foram selecionados 26 alunos para compor o GNI matutino e 23 para o GNI vespertino, usando como critério o diagnóstico de obesidade, preferencialmente somado à pressão arterial elevada aferida no PSE. Juntamente com a diretora, foi definido que os encontros dos GNI seriam realizados na escola, mensalmente, em horário de aula, com duração de 75 min. e sob a preceptoria das residentes de nutrição, farmácia e odontologia. A proposta foi então dialogada com os professores, os alunos selecionados e seus responsáveis, também convidados a participar dos encontros. O primeiro encontro foi realizado em maio e o último será em novembro de 2013. Cada encontro aborda um tema sobre alimentação saudável e ao final é pactuado com os alunos um Desafio do Mês: uma mudança alimentar relacionada ao tema abordado. Os roteiros dos encontros seguem a mesma ordem cronológica. Iniciam-se com as boas vindas e uma dinâmica de “Quebra-Gelo”; na sequência o Desafio do Mês anterior é recapitulado, com os questionamentos: quem tentou realizá-lo e conseguiu; quem tentou e não conseguiu. Neste momento ocorre troca de experiência acerca das mudanças comportamentais. Logo após, são realizadas dinâmicas lúdicas e interativas sobre o tema do encontro, utilizando figuras e alimentos in natura; macromodelos de partes do corpo, vídeos e jogos. O encontro é então finalizado com a pactuação do Desafio do Mês e entrega de folheto explicativo sobre o tema e o desafio pactuado, para que os pais ausentes acompanhem o processo. Os temas já abordados foram: a mídia e a realização das refeições com a TV ligada; hortaliças (vídeo); café da manhã e cálcio; açúcar; frutas e gorduras. No último encontro será realizada a dinâmica Retomando os Conhecimentos, e na sequência, aplicado um questionário estruturado, para avaliar individualmente se houve a tentativa, o cumprimento e a manutenção da mudança comportamental de cada Desafio do Mês proposto ao longo dos encontros. Até o momento esta experiência tem se mostrado promissora, por apresentar: boa adesão e comprometimento dos alunos com as atividades e os Desafios do Mês; estímulo da atuação e do foco interdisciplinar nas atividades de educação em saúde; fortalecimento do vínculo dos profissionais de saúde com os escolares. A ampla variação de faixa etária dos participantes, de 5 a 13 anos (pré-escolares e escolares), influenciou no planejamento das atividades. Apesar de não ter se mostrado uma barreira para o bom andamento da experiência, pode ser mais vantajoso realizá-la apenas com os escolares (7 a 13 anos).
Palavras-chave
Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Saúde Escolar
Referências
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