Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA PARA O MELHOR DESEMPENHO DE FUNÇÕES DOS PROFISSIONAIS EM SERVIÇOS NAS UBS E SEGURANÇA DA SOCIEDADE
Valéria Maria Carvalho Siqueira, Luanne Martins Teixeira

Resumo


Os profissionais de saúde que trabalham com a diversidade de agentes desencadeadores de doenças, sejam eles os agentes físicos, químicos ou biológicos, estão potencialmente expostos a esses riscos. As ações que contribuem para a segurança de vida no dia-a-dia do profissional são geralmente consideradas medidas de biossegurança. Essas medidas de biossegurança devem estar presentes em qualquer ambiente de trabalho, visando à proteção dos trabalhadores. Na área da saúde, essas medidas dependem estritamente da conduta de cada funcionário, para que não ocorram contaminações. A utilização de precauções básicas auxilia os profissionais de enfermagem nas condutas técnicas adequadas à prestação dos serviços, através do uso correto de equipamento de proteção individual (EPI), que se destinam a proteger os profissionais. Por essa razão, precisamos compreender biossegurança como uma garantia de direitos que direcionam a saúde humana, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Mais que educar, informar e sensibilizar, se faz necessária a compreensão de cada profissional envolvido no processo de trabalho. Na atenção básica à saúde, é possível perceber que muitos profissionais negligenciam algumas medidas de biossegurança, colocando sua saúde em risco. Esse estudo objetiva avaliar a biossegurança para o melhor desempenho de funções dos profissionais em serviços nas UBS e segurança da sociedade. O presente estudo é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Foi desenvolvida nas UBS em Crato-Ce, no período de setembro à outubro de 2011. A população foi composta por profissionais que trabalham na unidade. Como instrumento para coleta de dados, optou-se pela aplicação de um formulário. As medidas de biossegurança geram melhorias na qualidade da assistência e diminuição de custos e infecções advindos da prática tanto para os profissionais como para os seus clientes. A educação em biossegurança ainda não está fortemente inserida em nossa formação profissional. Assim, ainda é comum encontrar profissionais com jalecos abertos, cabelos soltos, usando anéis, pulseiras e colares, desvalorizando o potencial de contaminação dessas práticas. Devido à frequência de acidentes no trabalho da enfermagem e condições inadequadas de trabalho que afetam a segurança do trabalhador e dos indivíduos sob seus cuidados, é necessária a conscientização do profissional para a utilização de medidas básicas de biossegurança, evitando assim possíveis acidentes de trabalho.

Palavras-chave


biossegurança; saúde do trabalhador; qualidade de vida

Referências


MASTROENI, M F. A difícil tarefa de praticar a biossegurança. Cienc. Cult. [online]. 2008, vol.60, n.2, pp. 4-5.

PINHEIRO, J; ZEITOUNE, R C G. Hepatite B:Conhecimentos e medidas de biossegurança e a saúde do trabalhador de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008; junho 12 (2): 258-64.

ANDRADE, A C; SANNA, M C. Ensino de biossegurança na graduação em enfermagem: uma revisão de literatura. Rev Bras Enferm. Brasilia, 2007, set-out; 60 (5): 569-62.

VALLE, A R M C; FEITOSA, M B; ARAUJO, V M D; MOURA, M E B; SANTOS, A M R; MONTEIRO. C F S. Representações sociais da biossegurança por profissionais de enfermagem de um serviço de emergência. Esc Anna Nery Rev enferm. Jun 2008, 12 (2): 304-9.