Resumo
Caracterização do problema: Durante a gestação, as mudanças na alimentação da gestante se relacionam com as necessidades nutricionais do feto para garantir seu adequado desenvolvimento. O excesso de ganho de peso pode levar ao diabetes gestacional, pré-eclampsia e maior morbidade neonatal, enquanto o ganho de peso insuficiente restringe o crescimento fetal, podendo seguir com complicações respiratórias ou futura obesidade infantil. Esses extremos podem ser evitados com a educação materna a respeito da importância do equilíbrio alimentar e a sala de espera é uma ferramenta em potencial para despertar o interesse das mães em manter um correto estado nutricional. Descrição da experiência: Baseando-se nisso, alunos de medicina desenvolveram atividades na Sala de Espera de uma UBS, por meio de cartazes e panfletos com orientações. As usuárias se mostraram bastante participativas e interessadas na temática, esclareceram suas dúvidas e relataram algumas experiências. Foram abordados: a importância da alimentação equilibrada durante o período gestacional; a demanda fetal de ferro, cálcio e calorias; os efeitos da má nutrição na criança; e os principais alimentos para obtenção de cada nutriente. Efeitos alcançados: A atividade realizada na sala de espera,sobre nutrição na gestação, buscou ampliar o conhecimento das mães e alertá-las sobre a importância da manutenção de bons hábitos alimentares. As atividades englobaram palestras, dinâmicas de socialização dos temas e perguntas e respostas, com o intuito de instigar o grupo a fazer indagações sobre suas vivências. Posteriormente, todas as questões levantadas foram devidamente debatidas, favorecendo a troca de experiências sobre o tema entre a comunidade de mães e os acadêmicos de Medicina. Recomendações: As condições de saúde são determinadas por causas multifatoriais, originadas de condições ambientais, biológicas e sociais nas quais as mulheres se encontram durante a gestação. Promover a educação nutricional no ambiente da sala de espera é oportuno, pois implica em minimizar os problemas nutricionais ocasionados pela carência de conhecimento sobre nutrição. Durante o desenvolvimento das atividades educativas, foi notável o interesse das gestantes em aprender sobre nutrição e o aumento de suas participações nas atividades realizadas. Assim, ações em educação nutricional necessitam ser ampliadas ,considerando que resultados significativos podem advir do conhecimento alimentar prévio da gestante.
Palavras-chave
Referências
- NOMURA, Roseli Mieko Yamamoto et al . Influência do estado nutricional materno, ganho de peso e consumo energético sobre o crescimento fetal, em gestações de alto risco. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro , v. 34, n. 3, Mar. 2012.
- ALVES, L; et all. Influência nutricional aplicada a gestantes em sala de espera de pré-natal. Em extensão, Uberlândia, v.11, n.1, p. 44-54, Mar, 2012.
- RODRIGUES, A. D.; et all. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Vivências, Santo Ângelo, v. 5, n. 7, p. 101-106, Maio 2009.