Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Educação nutricional para gestantes na Sala de Espera: prática acadêmica como inserção à metodologia assistencial.
Carlos Henrique Vieira Lopes, Joseane Marques Fernandes, Bruna Santos Ximenes, Danilo Gonçalves Nobrega, Daniel Victor Lima de Araujo, Bruno Furtado Lima, Danielle Cristina Chaves Farias, Clarice Diogenes Pinheiro, Aline Mota Alves, Allana Mayara Fernandes Moreira, Bruno Leite Cabral, Ana Carolina Vasconcelos Moreira, Bernardo Pinto Freitas, Clayton Freire Melo Filho

Resumo


Caracterização do problema: Durante a gestação, as mudanças na alimentação da gestante se relacionam com as necessidades nutricionais do feto para garantir seu adequado desenvolvimento. O excesso de ganho de peso pode levar ao diabetes gestacional, pré-eclampsia e maior morbidade neonatal, enquanto o ganho de peso insuficiente restringe o crescimento fetal, podendo seguir com complicações respiratórias ou futura obesidade infantil. Esses extremos podem ser evitados com a educação materna a respeito da importância do equilíbrio alimentar e a sala de espera é uma ferramenta em potencial para despertar o interesse das mães em manter um correto estado nutricional. Descrição da experiência: Baseando-se nisso, alunos de medicina desenvolveram atividades na Sala de Espera de uma UBS, por meio de cartazes e panfletos com orientações. As usuárias se mostraram bastante participativas e interessadas na temática, esclareceram suas dúvidas e relataram algumas experiências. Foram abordados: a importância da alimentação equilibrada durante o período gestacional; a demanda fetal de ferro, cálcio e calorias; os efeitos da má nutrição na criança; e os principais alimentos para obtenção de cada nutriente. Efeitos alcançados: A atividade realizada na sala de espera,sobre nutrição na gestação, buscou ampliar o conhecimento das mães e alertá-las sobre a importância da manutenção de bons hábitos alimentares. As atividades englobaram palestras, dinâmicas de socialização dos temas e perguntas e respostas, com o intuito de instigar o grupo a fazer indagações sobre suas vivências. Posteriormente, todas as questões levantadas foram devidamente debatidas, favorecendo a troca de experiências sobre o tema entre a comunidade de mães e os acadêmicos de Medicina. Recomendações: As condições de saúde são determinadas por causas multifatoriais, originadas de condições ambientais, biológicas e sociais nas quais as mulheres se encontram durante a gestação. Promover a educação nutricional no ambiente da sala de espera é oportuno, pois implica em minimizar os problemas nutricionais ocasionados pela carência de conhecimento sobre nutrição. Durante o desenvolvimento das atividades educativas, foi notável o interesse das gestantes em aprender sobre nutrição e o aumento de suas participações nas atividades realizadas. Assim, ações em educação nutricional necessitam ser ampliadas ,considerando que resultados significativos podem advir do conhecimento alimentar prévio da gestante.

 


Palavras-chave


Nutrição, gestante, educação

Referências


  • NOMURA, Roseli Mieko Yamamoto et al . Influência do estado nutricional materno, ganho de peso e consumo energético sobre o crescimento fetal, em gestações de alto risco. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro , v. 34, n. 3, Mar. 2012.

  • ALVES, L; et all. Influência nutricional aplicada a gestantes em sala de espera de pré-natal. Em extensão, Uberlândia, v.11, n.1, p. 44-54, Mar, 2012.

  • RODRIGUES, A. D.; et all. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Vivências, Santo Ângelo, v. 5, n. 7, p. 101-106, Maio 2009.