Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA: A ARTE DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA MODIFICAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM ESCOLARES EM UMA CIDADE DO ESTADO DO PIAUÍ
Anael Queirós Silva, Julianne Viana Freire Portela, Eduarda Viana de Carvalho, Rita de Cássia Viana de Carvalho, Ariane Carvalho de Araújo, Aldenora Oliveira do Nascimento Holanda

Resumo


Caracterização do Problema: A importância de uma alimentação saudável é indiscutível em todas as etapas da vida, entretanto, a infância requer uma maior atenção, já que nesta fase o organismo humano encontra-se em franco desenvolvimento, podendo a prática contínua de uma alimentação inadequada ocasionar o desenvolvimento de desordens nutricionais. Associados a boa alimentação estão os hábitos adequados de higiene, também imprescindíveis ao desenvolvimento humano, e a preservação e manutenção da saúde. O papel da família e da equipe da escola na alimentação e na educação nutricional das crianças é, portanto, inquestionável e assume particular importância, uma vez que pode oferecer uma aprendizagem formal a respeito do conhecimento de alimentação saudável. Descrição da Experiência: atividades de educação alimentar e nutricional foram realizadas de forma lúdica, com base na abordagem cognitivista, visando uma maior estimulação e consequente participação das crianças. No decorrer do trabalho, foram realizados jogos e observações com o intuito de avaliar a aprendizagem e adesão do conhecimento transmitido. Tendo sido pré-estabelecidas os seguintes percentuais com metas, 50% das crianças serem capaz de distinguir os alimentos saudáveis dos não saudáveis, 50% nas escolhas alimentares saudáveis. Todas as atividades descritas a seguir foram realizadas em três escolas do ensino fundamental do Município de São João da Canabrava-PI, atingindo um total de 70 crianças de 6 a 10 anos de idade. Efeitos Alcançados: Observou-se uma média de 80% nos acertos, no que diz respeito ao reconhecimento e diferenciação dos alimentos saudáveis dos não saudáveis. A segunda meta estabelecida foi alcançada, uma vez que 71,42% das crianças, ao serem testadas por meio da atividade “Hora do Lanche”, onde eram ofertadas duas opções distintas de lanches, sendo uma saudável (Suco de Frutas com Sanduiche Natural) e um não saudável (Refrigerantes e Hambúrguer). Em se tratando de bebidas 71,42% das crianças escolheram refrigerantes e apenas 28,57% escolheram uma das variedades de suco oferecidas. Fator facilmente justificado ao observar as preferências alimentares dessa faixa etária. Recomendações: Os resultados obtidos demonstraram que a educação alimentar é uma forma eficaz e positiva de promoção da saúde, uma vez que todas as atividades realizadas nas escolas apresentaram o êxito esperado.

Palavras-chave


Atividades Lúdicas; Educação Nutricional; Alimentos Saudáveis

Referências


[1] BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à Saúde. Departamento de atenção básica. Coordenação-geral da Política de Alimentação e Nutrição Estratégias de promoção da alimentação saudável para o nível local: Relatório da oficina de Trabalho do I Seminário sobre Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, DF, 2007.

[2] CASOTTI, L; RIBEIRO A; SANTOS C; RIBEIRO P. Consumo de alimentos e nutrição, dificuldades práticas e teóricas; Caderno de Debates: Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UNICAMP. São Paulo, p.26-39, 1998.

[3] COLOMBO, M; OLIVEIRA, K.M.P; SILVA, D.L.D. Conhecimento das merendeiras de Santa Fé, PR, sobre higiene e boas práticas de fabricação na produção de alimentos; Revista Higiene Alimentar. v. 23, n. 170-171, p. 39-46, março/abril 2009.