Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O USO DE (VELHAS) NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA BUSCA DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA E DA AUTONOMIA DOS SUJEITOS
Suzianne Jackeline Gomes dos Santos, Thais Norberta Bezerra de Moura, Anna Katharinne Carreiro Santiago, Cindy Avani Silva Ceissler, Leticia Cabral Ibiapina, Cintya Maria Nunes de Santana, Valeria Raquel Alcantara Barbosa, Vinicius Alexandre da Silva Oliveira

Resumo


A atenção em saúde transcorrida antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) à contemporaneidade perpassa um ambiente complexo de modificações estruturais e conjunturais, que recaem diretamente na organização dos serviços e na relação profissional-usuário. De um conceito biológico e prática vertical e distanciada, evolui-se para a humanização do cuidado, prática dialógica, horizontal e conceito ampliado de saúde. Entretanto, ainda é preciso amadurecimento concreto desta perspectiva e da figura do ‘’paciente’’ como sujeito ativo e com saber a ser valorizado. Com isso, tem-se objetivo de produzir material audiovisual educativo e problematizador sobre os caminhos percorridos e em construção do modelo de atenção em saúde atual e de como é primordial a participação dos mesmos neste processo, em busca do SUS de direito. Descrição da experiência: Elaborou-se material audiovisual educativo e lúdico, com o uso da técnica de animação em fotograma, stop motion - que valoriza o redesign retrô, inspirado em aspectos artísticos clássicos - com recorte moderno e o uso de simbologias e conceitos do cuidado em saúde. Utilizou-se de personagens de animação que transfiguram sua imagem segundo a mensagem emitida. Efeitos alcançados: O vídeo mostrou-se como recurso inovador para comunicação e informação em saúde, ao congregar arte, criatividade e ludicidade; ser aplicável a pessoas das diversas fases do ciclo de vida; e, favorecer ao público despertar sentidos e percepções para além da comunicação verbal e formal, com vistas a aguçar a criticidade e construir problematizações coletivas sobre os temas em foco. Recomendações: O seu uso em Rodas de Conversa mostra-se como oportunidade valiosa para fomentar reflexões críticas sobre a realidade dos serviços locais, a mobilização social para o envolvimento mais efetivo na construção/transformação das práticas de saúde, na perspectivada de cogestão de coletivos. É imperativo fortalecer espaços de educação em saúde, com vistas a fomentar maior expressão da subjetividade e impulsionar mudanças nas relações entre atores sociais nas práticas de saúde na comunidade. Apenas com a soma de saberes e a multiplicação de sujeitos ativos é que se pode vislumbrar a interligação efetiva dos determinantes e condicionantes da saúde e, assim, realizar um cuidado integral dos sujeitos que demandam tais serviços.

Palavras-chave


produção audiovisual; serviços de saúde; sujeitos ativos