Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UMA ROSA NO DESERTO: A ATUAÇÃO DE UMA EQUIPE INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO MUNICÍPIO DE SANTOS-SP
Flavia Rupolo Berach, Alessandra Keyth Pereira, Ana Paula Geraldo Sousa, Davi Tavares Villagra, Joana Teixeira Ferraz Silva, Nataniele Patricia Bohn Pfuetzenreiter, Paula Marques de Freitas Burattini, Simone Borges Silva, Simone Cristina Amorim, Vanessa Piovani Solbiati

Resumo


A linha de cuidado da Saúde da Mulher faz referência às principais usuárias do Sistema Único de Saúde. Inicialmente a saúde da mulher se limitava à saúde materna ou a ausência de doenças associadas à reprodução biológica. Em 2011, o Ministério da Saúde promulgou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que deve abranger mulheres em todos os ciclos de vida, com ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde nos diversos níveis de atenção (BRASIL, 2011). Deve-se destacar que o Brasil possui um modelo de atenção ao parto altamente medicalizado (WAGNER, 2001), com taxas de cesárea próximas a 48,4% (HOTIMSKY, 2002). Dentre os motivos que justificam estes índices, podemos citar a organização da assistência obstétrica nos serviços de saúde; a formação dos profissionais de saúde; e as demandas apresentadas pelas gestantes (PATAH, 2011). Neste contexto, a equipe do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Universidade Federal de São Paulo atuou em um hospital terciário do município de Santos-SP buscando potencializar a atenção à saúde da mulher. Assim, os residentes de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional realizaram o acompanhamento das parturientes, estabelecendo profissionais de referência durante todo o processo de internação. Foram realizadas ações que contemplaram o acompanhamento das gestantes na avaliação com ginecologista, no trabalho de parto e parto; e o acolhimento das puérperas com compartilhamento de reflexões individuais e/ou em grupo quanto às questões relacionadas ao histórico de vida, dinâmica familiar, maternagem e cuidados de saúde. Posteriormente foram enviadas contrarreferências para os equipamentos de saúde e assistência. A atuação dos residentes promoveu a sensibilização dos profissionais do serviço em relação à humanização do atendimento à mulher, com base na escuta qualificada, acolhimento e articulação em rede, demonstrando que a atuação com este público ultrapassa as orientações. As devolutivas das mulheres assistidas foram predominantemente positivas, evidenciando a importância do vínculo com os profissionais e da troca de conhecimentos, com a ressignificação das concepções relacionadas à maternagem e suas implicações no cotidiano. A reflexão das práticas profissionais faz-se necessária para a reorganização dos serviços de saúde, buscando promover o cuidado integral com base nas demandas dos usuários.

Palavras-chave


Residência multiprofissional; saúde da mulher; formação em saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à Saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes. Brasília, 2011.

WAGNER, M. Fish can’t see water: the need to humanize birth. International Journal of Gynecology & Obstetrics. nº 75, p. 25-37, 2001.

PATAH, L.E.M.; MALIK, A.M. Modelos de assistência ao parto e taxa de cesárea em diferentes países. Rev. Saúde Pública, 45(1):185-194, 2011.

HOTIMSKY, S.N.; RATTNER, D.; VENANCIO, S.I.; BÓGUS, C.M.; MIRANDA, M.M. O parto como eu vejo... ou como eu o desejo? Expectativas de gestantes, usuárias do SUS, acerca do parto e da assistência obstétrica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(5): 1303-1311, set-out, 2002.