Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM FAMÍLIAS DE UMA COMUNIDADE DE FORTALEZA-CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Pamila Maria Saboia Carvalho, Thais Carneiro de Sousa, Ticiana Gomes Cavalcante, Teresa Adila Sales de Freitas, Thais Maria Ferreira Rocha, Tainan Sousa Timbó, Rejane Correa Furtado, Ricardo Alves Martins, Rhuce Pedrosa Carvalho, Keylla Marcia Menezes de Souza

Resumo


Caracterização do problema: A participação da família na promoção de uma vida saudável na infância é de suma importância, pois os hábitos alimentares da criança são reflexos dos costumes familiares. A orientação dos responsáveis pela criança se faz necessária para que, a partir de boas escolhas, novos hábitos sejam adquiridos e a criança possa vir a ser autora de escolhas alimentares saudáveis, a fim de prevenir doenças crônicas não transmissíveis de alta prevalência nos contextos nacional e mundial. Descrição da experiência: A atividade foi realizada por 12 acadêmicos de medicina com 23 mães de crianças participantes de um projeto social promovido por uma igreja de Fortaleza, Ceará, objetivando elucidar a importância de uma alimentação adequada e apresentar receitas alimentares saudáveis por meio de oficinas. A escolha do tema e das receitas baseou-se em diagnóstico prévio, de alto consumo de refrigerantes e doces industrializados, obtido por meio de pesquisas alimentares. Para a realização da atividade, as mães foram convidadas a comparecer à igreja, em data e horário marcados. Inicialmente, foi ministrada uma palestra, que explanou sobre a alimentação saudável e a importância da família na construção de bons hábitos na infância. Em seguida, foram executadas duas receitas saudáveis, fáceis e de baixo custo: uma de refrigerante natural sabor laranja e outra de sorvete natural de banana, com posterior degustação e avaliação sensorial. As receitas foram impressas e entregues durante a oficina. Efeitos alcançados: Na explanação inicial, muitos questionamentos foram feitos pelas mães, que foram prontamente esclarecidos pelos acadêmicos palestrantes. No momento da execução das receitas, as mães demonstraram desconfiança e curiosidade acerca das propriedades organolépticas das receitas e de seu cunho saudável. Tais sentimentos transformaram-se logo em grande interesse, principalmente, após a degustação. As receitas tiveram boa aceitação, e muitas mães manifestaram interesse em executá-las. Além disso, demonstraram o desejo de que a oficina fosse repetida com novas receitas saudáveis. Recomendações: É fundamental que a família pratique uma alimentação saudável, uma vez que os hábitos familiares influenciam diretamente naqueles adquiridos pelas crianças. Desse modo, a educação nutricional dos pais é essencial para promoção da alimentação saudável na infância. A atividade é de fácil realização, podendo ser executada por todos os profissionais de saúde em comunidade.

Palavras-chave


alimentação; hábitos saudáveis; relações pais e filhos;

Referências


  • Pobreza, insegurança alimentar e desnutrição no Brasil. Estud. av. [online]. 1995, vol.9, n.24, pp. 159-172.
  • GONÇALVES et al. Segurança alimentar: consciência começa na infância. HOLOS, ano 27, vol. 5, 2011.
  • SILVEIRA, Jonas A. C. et al. Effectiveness of school-based nutrition education intervation to prevent and reduce excessive weight gain in children and adolescents: a systematic review. J. Pediatr(Rio J). 87(5):382-92; 2011.