Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS E O REFLEXO NA VIDA ACADÊMICA
Miriam Ghidolin, Aldair Weber, Alessandra Regina Muller Germani

Resumo


A vida acadêmica é sustentada pelos pilares do ensino, pesquisa e extensão, nesse sentido existe a importância da participação em atividades extracurriculares, entre elas os grupos de estudos que são muito importantes na construção do perfil profissional diferenciado, crítico e reflexivo. Este resumo aborda a criação e desenvolvimento de um grupo de estudos chamado MoveSUS, implantada na da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O referido grupo tem por objetivo rever e ampliar os estudos do SUS auxiliando na consolidação dos princípios e diretrizes deste. O grupo adotou a metodologia de realizar encontros para debater e produzir sobre assuntos relacionados ao SUS, em especial a formação acadêmica dos profissionais da saúde, esses encontros são realizados quinzenalmente onde são debatidos assuntos diversos referentes ao SUS, com ênfase na formação profissional. Os encontros duram de 2 a 3 horas. Nos primeiros encontros realizados foi debatida a metodologia e realizada a coleta de materiais para análise nas bases de dados eletrônicas: Cadernos de Saúde Coletiva (2002-2013); Saúde em Debate (2012 – 2013); e Ciência e Saúde Coletiva (1998 – 2013). Como descritor foi usada a frase “Formação dos profissionais da saúde”. Foram encontrados 13 artigos na revista Cadernos de Saúde Coletiva, 14 artigos na revista Saúde em Debate e nenhum artigo na revista Ciência e Saúde Coletiva, no total conta-se com 27 artigos encontrados que foram filtrados. Para análise final tem-se 9 artigos para análise. Para a análise desses artigos ficou acordada a leitura e fichamento de um artigo a cada 15 dias, para posterior debate em grande grupo. Como ocorre a produção acadêmica intercampi (Chapecó e Passo Fundo) é necessário contarmos com o auxilio das tecnologias de comunicação e redes sociais (Web conferência, Facebook, Skype, Gmail, etc.) para os encontros. O grupo de estudos possui até então duas linhas de trabalho: gestão e formação no SUS. Após a oficialização da existência do grupo de estudos, pode–se dar inicio a construção de laços com os mais diversos grupos de estudos do Brasil. A produção será apresentada em eventos e demais formas de socialização da produção acadêmica. A qualidade da formação prestada pode ser percebida nas atitudes dos profissionais formados, portanto atividades como estas contribuem para a formação de um profissional crítico e reflexivo capaz de compreender as atuais modificações no setor saúde.

Palavras-chave


educação; formação profissional; grupo de estudos

Referências


SILVA, I.; SILVEIRA, M. A humanização e a formação do profissional em fisioterapia. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 16. Rio de Janeiro, 2011.

 

MENDONÇA, M.; GIOVANELLA, L. Formação em política pública de saúde e domínio da informação para o desenvolvimento profissional. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2007.

 

NAMEN, F.; JUNIOR, J. Reflexões sobre a educação de profissionais da área de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2011.