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A CONCEPÇÃO DIALÓGICA DE FREIRE COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA
Resumo
Introdução: Para desenvolver uma prática assistencial pautada em base científica, utiliza-se a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que consiste no desenvolvimento de uma metodologia que organiza cientificamente a prática do enfermeiro para a definição do cuidado. Objetivo: Desvelar os limites e perspectivas vivenciadas por um grupo de enfermeiros de um centro de terapia intensiva adulta de um hospital de grande porte do Estado de Santa Catarina, no desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, que utiliza o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire para promover a participação dos envolvidos na investigação. Resultados: O grupo destacou o conhecimento limitado sobre a SAE e entende que possui uma co-responsabilidade junto à instituição de saúde para que ela aconteça. A falta de experiência profissional é compreendida como limitador para o desenvolvimento da SAE por dificultar a tomada de decisão por desconhecimento. Os enfermeiros relataram a dificuldade vivenciada durante a formação por não conseguirem vislumbrar todos os conhecimentos que julgam necessários para atuar na terapia intensiva. Relatam compreender que grande parte deste conhecimento é adquirido no cotidiano do ambiente de trabalho, vivenciando as situações e buscando novas fontes de conhecimento, entretanto, para que isto ocorra é necessário um tempo maior de experiência para o profissional desempenhar sua atividade com maior segurança. A dificuldade do profissional para manter a busca pelo conhecimento, em um processo de educação permanente, foi apontada como um fator que contribui para o despreparado profissional, produzindo um déficit de competências na implementação dos cuidados profissionais de enfermagem, contribuindo para que os enfermeiros não se sintam preparados para utilizar a SAE e, ainda, intensificando os sentimentos de desvalorização profissional, principalmente, perante aos demais membros da equipe multiprofissional. Conclusões: Como possibilidade de mudança neste cenário surge à perspectiva de implantar um grupo de estudo, constituído pelos próprios enfermeiros, buscando estabelecer a troca de experiência em busca das melhores práticas profissionais. Através da busca pelo conhecimento utilizando-se de estratégias como o grupo de estudo, os participantes esperam conquistar um espaço junto à equipe multiprofissional, valorizando sua contribuição para a qualificação das ações desenvolvidas.
Palavras-chave
Enfermagem; Sistematização da assistência de enfermagem; Unidade de cuidado Intensivo