Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESPAÇOS PARA BRINCAR: DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS
Gabriela da Cunha Gomes, Simone Trindade da Cunha, Ana Maria Fontenelle Catrib

Resumo


A brinquedoteca é um espaço destinado ao livre brincar das crianças, que emergiu no cenário brasileiro a partir da década de 1980. Atualmente, conta com Associação própria (ABBri). Objetivou-se apresentar a importância da brinquedoteca como estratégia para o desenvolvimento infantil, bem como as manifestações simbólicas presentes no brincar. A metodologia, de natureza qualitativa, fundamentou-se nas incursões de Piaget (1998) acerca da Epistemologia Genética, bem como nos estudos de Oaklander (1980) a respeito da Gestalt-terapia com crianças. Os resultados destacam que a criança apropria-se de elementos da cultura adulta, dando-lhes a forma de brincadeiras. Desse modo, representa papéis e experiências, assimila valores, adquire comportamentos, aprimora habilidades, enfim, a criança desenvolve a sociabilidade. Concluiu-se que, a brinquedoteca é um espaço educativo em que as manifestações simbólicas advindas do brincar promovem a livre expressão de fantasias e sentimentos. Fazendo-se necessário que a brinquedoteca ocupe outros espaços sociais, tais como: empresas, hospitais, ONG’s, a fim de assegurar o direito das crianças a uma infância saudável.

Palavras-chave


Brinquedoteca; Gestalt-terapia; crianças

Referências


GARAKIS, Solange Cescon. Divulgando Piaget: exemplos e ilustrações sobre a epistemologia genética. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 1998.

OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Tradução de George Schlesinger. São Paulo: Summus, 1980.