Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GRUPO OPERATIVO PARA GESTANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Kerle Dayana Tavares de Lucena, Emília Guilherme da Silva, Genivaldo de Araújo, Patrícia Kelly Guedes Macêdo, Ulisses Umbelino dos Anjos, Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna, Daniela Cristina Moreira Marcolino de Figueiredo, Rosangela Almeida Costa

Resumo


Caracterização do problema: A atenção primária à saúde é operacionalizada no país prioritariamente pela Estratégia Saúde da Família, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ela caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A multiplicação de saberes para a comunidade, no sentido de promover à saúde e prevenir agravos é um dever do profissional, por isso a importância de realizar atividades em unidades da Estratégia Saúde da Família. Objetivo: relatar a experiência do grupo operativo de trabalho desenvolvido em uma USF com gestantes moradoras do território de Mandacaru em João Pessoa, no período de agosto de 2013. Descrição da experiência: Em geral o número de gestantes captadas varia entre 20 e 22, e a assiduidade satisfatória no grupo Mãe Feliz está entre 12 a 16, um quantitativo importante de mulheres grávidas na USF Mandacaru VIII, isto reflete a dedicação e persistência da equipe multiprofissional, médica, enfermeira, dentista, psicóloga, ACS, em buscar compartilhar informações relevantes e contribuir com o bem estar de cada uma das usuárias. A educação em saúde é um instrumento pelo qual estes profissionais estabelecem um vínculo maior com a comunidade, pois o pensar e o fazer cotidiano propiciam isso, criando a co-responsabilidade, formação de novos hábitos, construção e reconstrução do saber. Efeitos alcançados: A implementação de grupos operacionais com gestantes possibilitou a conscientização das usuárias sobre sua participação na transformação da realidade atual, houve redução da mortalidade materna e infantil no território, e reorganização dos processos de trabalho da equipe de saúde da família. Recomendações: a experiência foi significativa, pois além de possibilitar a constituição de vínculo entre trabalhadores e usuárias, produz cuidado integral e humanizado, além de melhorar os indicadores de saúde do território.

Palavras-chave


ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; SAÚDE DA MULHER; EDUCAÇÃO.

Referências


AGUIAR, Z. N. ET AL. SUS antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: Martinari, 2011.

ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Educação e Assessoramento Popular Pacto pela saúde: possibilidade ou realidade? / CEAP. - 2. ed. - Passo Fundo : IFIBE, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa agentes comunitários de saúde (PACS). Brasília, 2001.

COSTA, A. M.; GUILHEM, D.; WALTER, M. I. M. T. Atendimento a gestantes no Sistema Único de Saúde. Rev. Saúde Pública. 2005, vol.39, n.5, pp. 768-774.

ESPÍNOLA, F. D. S, COSTA, I. C. C. Agentes comunitários de saúde do PACS e PSF: uma análise de sua vivência profissional. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. 2006, jan-abr; 18(1)43-51.

LAURENTI, R.; JORGE, M. H. P. M.; GOTLIEB, S. L. D. A mortalidade materna nas capitais brasileiras: algumas características e estimativa de um fator de ajuste. Rev. bras. epidemiol. 2004, vol.7, n.4, pp. 449-460.

REIS, D. M. et al. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciênc. saúde coletiva. 2010, vol.15, n.1, pp. 269-276.

RIOS, C. T. F.; VIEIRA, N. F. C. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2007, vol.12, n.2, pp. 477-486.

SOUZA, R. F; ABRAHÃO A. L. Reflexão sobre o processo de trabalho na estratégia saúde da família (ESF). Revista Labor. nº 3 Vol. 1 - 2010.