Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATENDEM NOS SETORES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE DA 11ª REGIÃO DE SAÚDE DO CEARÁ
José Reginaldo Pinto, Fabiana Celestino dos Santos, Kamyla de Arruda Pedrosa, Patrícia Feitosa Santos, Maria das Graças Dias Carneiro, Simary Barreira Cunha Ribeiro, Margarida Maria Mendonça Gomes Veras

Resumo


A atuação do profissional de enfermagem em urgência e emergência nos hospitais é bastante ampla e não se restringe apenas à assistência direta, já que além de executar o socorro à vítima fora do ambiente hospitalar, também desenvolve atividades educativas como instrutor, participando na revisão dos protocolos de atendimentos, elaborando material didático, além de atuar junto à equipe multiprofissional na ocorrência de calamidades e acidentes de grandes proporções. O objetivo deste trabalho foi verificar a qualificação dos profissionais de enfermagem que atendem nos serviços de urgência e emergência dos hospitais de pequeno porte nos municípios que integram a 11ª Região de Saúde de Sobral. Dessa forma, foi feito um estudo exploratório, descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa, realizado nos municípios de Frecheirinha, Varjota, Moraújo e Uruoca. O estudo desenvolveu-se por todo o ano de 2013, e a coleta de dados consumou-se nos meses de agosto a setembro do ano vigente. A amostra foi composta por 53 membros das equipes de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) que aceitaram participar da investigação. Serviu como instrumento de coleta um formulário com perguntas fechadas. Os dados colhidos foram tabulados no SPSS e submetidos à análise estatística descritiva. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual Vale do Acaraú, sob o Parecer nº 384.434. Como resultado foi encontrado que 56,6% dos profissionais têm mais de 10 anos de atuação nesses hospitais (auxiliares de enfermagem); 49,1% têm cursos de curta duração em urgência e emergência (técnicos e auxiliares de enfermagem) e apenas 01 enfermeiro da amostra tem curso de especialização em urgência e emergência; 100% da equipe de enfermagem referiram necessitarem de novas capacitações; 64,2% afirmaram que precisariam principalmente de cursos de aperfeiçoamentos para se aprimorarem na área (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). Os resultados demonstraram que os profissionais de enfermagem anseiam por melhor qualificação técnica em urgência e emergência, uma vez que podem contribuir para reduzir a morbimortalidade por acidentes e causas externas, quando melhor capacitados nesses municípios.

Palavras-chave


EQUIPE DE ENFERMAGEM. AMBIENTE HOSPITALAR. EDUCAÇÃO PERMANENTE

Referências


BACCHIERI, Giancarlo  and  BARROS, Aluísio J. D. Acidentes de trânsito no Brasil de 1998 a 2010: muitas mudanças e poucos resultados. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 949-963.  Epub Sep 16, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM 1.044, de 1° de junho de 2004. Brasília (DF): MS, 2004.

SOUSA FILHO, O. A.; XAVIER, E. P.; VIEIRA, J. E. de S. Hospitalização na óptica do acidentado de trânsito e de seu familiar-acompanhante. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 42, n.3, set. 2006.

CARVALHO, A.A.S.; CARVALHO G.S.; RODRIGUES V.M.C.P. Valores na educação em saúde e a formação profissional. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 10 n. 3, p. 527-540, nov.2012.