Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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DESVELANDO NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Daniela Cristina Moreira M Figueiredo, Kerle Dayanna Tavares Lucena

Resumo


Caracterização do problema: A educação médica vem sendo transformada ao longo do tempo, sobretudo a partir das novas diretrizes curriculares nacionais, reafirmando a necessidade e o dever das Instituições de Ensino Superior, voltados para o SUS, com a finalidade de adequar a formação em saúde às necessidades de saúde da população brasileira. Contudo, inúmeras são as dificuldades enfrentadas pelos educadores em saúde em produzir junto aos estudantes, aprendizagens significativas e que de fato transformem a sua práxis. Neste sentido, o desenvolvimento de ensejos pedagógicos, dentro do currículo acadêmico, buscando estimular o alcance de competências voltadas para o trabalho em saúde, que possibilitem aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades não apenas técnicas, mas também políticas e relacionais, tem sido o grande desafio das instituições formadoras. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo, apresentar a experiência desenvolvida pelos educadores, junto aos estudantes, no módulo de Atenção a Saúde II, pertencente ao eixo de integração ensino serviço e comunidade, no curso de graduação em Medicina, da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, no período de fevereiro a novembro de 2013. Descrição da experiência: Após a discussão entre os educadores e alunos, quanto à proposta pedagógica (plano de ensino e cronograma) do módulo, iniciou-se a aplicabilidade da metodologia, que consistiu em: situações simuladas, problematizando-as a partir da realidade do cotidiano, nos serviços de saúde, fomentando a reflexão e aprofundamento teórico; estágios de vivência, junto às equipes de saúde e a população adscrita, com o intuito de estudar as necessidades e propor intervenções de cuidado. Efeitos alcançados: Após as atividades desenvolvidas e dos relatos dos estudantes e profissionais, constatou-se a partir dos instrumentos de avaliação do módulo (avaliação formativa e diários de campo), a evolução do pensamento crítico reflexivo, a construção do vínculo entre estudantes, educadores, profissionais de saúde e usuários dos serviços. Recomendações: A utilização desta metodologia possibilitou a interlocução entre as diversas áreas de conhecimento, teóricas, técnicas, políticas e relacionais, com sua aplicabilidade no estudo das necessidades da família e na capacidade de produzir mudanças, podendo esta ser fomentada junto a outros espaços de ensino-aprendizagem, possibilitando mudanças nos currículos acadêmicos.

Palavras-chave


Educação; formação e práticas de saúde; Ensino em saúde

Referências


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