Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PAPEL DO TEATRO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MAIS COMPETENTES E COMO IMPLEMENTAÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
Layza Sá Rocha

Resumo


Caracterização do problema: Diminuir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens de escolas públicas executando ações de arte e educação do Programa Interministerial SPE. O qual possibilita o desenvolvimento do graduando nos aspectos comportamentais trabalhados em artes cênicas além de integrar a universidade ativamente na modificação da realidade em prol do bem-estar da sociedade. Trabalhar os temas saúde reprodutiva, álcool e drogas, violência, diversidade, planejamento familiar, entre outros, através de uma peça teatral. O teatro como apoio SPE e ultrapassa o entretenimento, tornando-se uma ferramenta eficaz de aprendizado e mudanças de comportamento, amplia as relações, expõe e esclarece conflitos, provocando uma reflexão natural. Descrição da experiência: Possui a inscrição de 30 acadêmicos de diferentes cursos da UFMS. Do quais receberam uma capacitação em artes cênicas, por professores com experiência e formação na área na sala de aula da Farmácia Escola da UFMS. Após a capacitação foi formado o grupo teatral EnCena composto por 13 acadêmicos da área da saúde onde foi escrito, ensaiado e posteriormente encenado a peça 'Tudo que se conta vira estória' em escolas públicas. Efeitos alcançados: Proposta inovadora e favorece mudança na formação de profissionais da área de saúde, atendendo as diretrizes curriculares vigentes favorece o desenvolvimento do aluno em assuntos técnicos da saúde abordados no SPE, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Durante a apresentação, os escolares se mostram interessados e participativos. Foram realizados um total de 25 apresentações mais 4 aberturas de eventos oficiais onde conseguiu se formar um grupo de apoio às atividades do SPE de Campo Grande/ MS, com acadêmicos extensionistas dos Cursos da Saúde da UFMS, favorecendo a abordagem sobre a orientação sexual para jovens e adolescentes de Escolas Públicas. Recomendações: A participação do acadêmico em um curso profissionalizante em teatro conseguiu trabalhar, as habilidades e competências associadas à atenção à saúde, comunicação e liderança, pois favoreceu o desenvolvimento da criatividade, capacidade de exposição em público, gerenciamento de emoções e conflitos, elaboração e cumprimento de planos de ação, conteúdos de saúde, entre outros. Neste projeto o teatro assume sua função didático-pedagógica, pois se destina a levar informações de outro campo que não apenas o cultural, mas também sobre conhecimento de saúde e prevenção.

Palavras-chave


SPE; teatro;UFMS

Referências


 

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