Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE EQUIPES NASF DE MATO GROSSO DO SUL
Bruna Alves de Jesus, Cristiano M. Espínola Carvalho, Alexandre Machado, Lizandra Félix, Karla de Toledo

Resumo


Introdução: Com a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Estado, diversas dúvidas e questionamentos surgiram acerca de operacionalização de suas premissas e do processo de trabalho das equipes. O conceito ampliado de saúde, o trabalho em equipe e o próprio Sistema de Saúde do País não foram contemplados na formação dos profissionais que atuam nos NASF, o que dificulta a compreensão dos determinantes do processo saúde-doença e também a intervenção modo resolutivo. Visto então a educação permanente um importante instrumento para melhoria da atenção à saúde. Objetivo: Verificar se durante o período de atuação dos profissionais teve capacitação para atualização-educação continuada nos NASF de Aquidauana, Antônio João e Iguatemi. Método: Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa no qual está previsto uma cartografia do processo de trabalho de equipes NASF do Mato Grosso do Sul. Este projeto propõe uma pesquisa de caráter qualiquantitativo. Neste trabalho, relatamos a experiência em três cidades no Mato Grosso do Sul, tendo como critério de seleção os NASF cujo data de implantação fosse inferior à março de 2011. Para coleta de dados foram utilizados entrevistas com os profissionais realizadas individualmente, gravadas e posteriormente transcritas, seguindo um roteiro estruturado. Foram entrevistados 16 profissionais de três diferentes cidades do Estado: Antônio João, Iguatemi e Aquidauana. Resultados: Ao avaliar o discurso dos profissionais do NASF dessas cidades verificou-se que entre os seis profissionais entrevistados em Antônio João/MS apenas um profissional não havia participado de alguma capacitação. Em Iguatemi/MS entre os cinco profissionais entrevistados todos passaram por capacitação. Em Aquidauana/MS foram entrevistados cinco profissionais e todos também foram capacitados durante o período de atuação no NASF. Entre as principais atualizações citadas e realizadas pelos profissionais foi o curso de capacitação de profissionais dos NASF do Mato Grosso do Sul, disponibilizado pela FIOCRUZ/MS e UFMS. Ressaltando que o tempo de atuação dos profissionais nos NASF foi de no mínimo cinco meses de trabalho à cinco anos, visto que alguns só participaram desta capacitação, deixando de se atualizar e melhorar a atenção a saúde nos NASF. Conclusão: O saber técnico é um dos aspectos para a transformação das práticas e melhoria dos serviços á atenção a saúde.

Palavras-chave


educação em saúde; profissional de saúde; SUS.

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM nº154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Brasilia; 2008. nº 18.  DOU de 25/01/08.

 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: núcleo de apoio à saúde da família Brasília: Ministério da Saúde; 2010.157p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos/Cadernos de Atenção Básica, n. 27).

 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.