Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REDISCUTINDO PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS COM UM GRUPO DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE NOVA ERECHIM/ SC: UM RELATO DE EXTENSÃO
Denise Finger, Angela Gomes, Jéssica Daniela Schroder, Alessandra Regina Muller Germani

Resumo


Caracterização do problema: De acordo com a Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em 1986, a promoção da saúde é definida como o “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”. Apesar desta clara definição, alguns profissionais da saúde encontram dificuldades na operacionalização de práticas coerentes sobre a promoção da saúde. Neste sentido o presente resumo relata experiências vivenciadas por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/SC, na implantação do projeto de extensão que teve como objetivo desenvolver um processo educativo-reflexivo acerca das práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças, fundamentado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS, com um grupo de idosos, residentes no município de Nova Erechim/SC, bem como torná-los mediadores/multiplicadores deste processo no seu contexto de inserção. Descrição da experiência: Para a efetivação da proposta, as atividades foram norteadas pela metodologia do “Círculo de Cultura”, de Paulo Freire (1987), que possibilita o envolvimento dos indivíduos e a troca de experiências. No presente momento, o projeto se encontra com o cronograma de encontros concluído, sendo que foram realizados nove encontros, totalizando 20 horas de atividades. Estes encontros abordaram, de forma dinâmica, temas como promoção da saúde e prevenção de doenças; envelhecimento saudável; alimentação saudável; diabetes e hipertensão; prática de exercícios físicos; estresse e depressão; ervas medicinais; os benefícios dos temperos naturais e dos florais de Bach. Efeitos alcançados: A experiência vivenciada prova que, apesar de existir certa dificuldade em traduzir os princípios da promoção em saúde em ações coerentes, atividades como este projeto proporcionam aos envolvidos conhecimento e autonomia para decidir sobre sua saúde. No que se refere aos acadêmicos envolvidos, pode-se perceber o amadurecimento acadêmico, pessoal e profissional que o projeto proporcionou, bem como despertou o compromisso da realização destas atividades no cotidiano profissional, consolidando os princípios e diretrizes do SUS. Recomendações: considerando a importância da promoção da saúde, faz-se necessário a ampliação de práticas congruentes aos princípios e diretrizes do SUS, possíveis através da formação profissional.

Palavras-chave


promoção da saúde, prevenção de doenças, extensão, SUS

Referências


Freire, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987; 2(14), 107 p, 23ª kghbmjnreimpressão.

 

Ministério da Saúde (BR). As Cartas de promoção da saúde. Série B: Textos Básicos em Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002. p.7-33.