Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O JULGAMENTO DO HIV: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Fabianne Ferreira Costa Rã³seo, Ana Isabel da Silva Andrade, Márcio Orleide Gonçalves, Mariana dos Santos Vieira, Tereza Augusta Carvalho Carneiro, Valdeíza Félix de Lima, Walerie Pinheiro Rocha

Resumo


Caracterização do problema: A AIDS representa um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e gravidade. O vírus da imunodeficiência humana pode ser transmitido por via sexual, pelo sangue e aleitamento materno, além disso, a infecção pelo HIV vem crescendo entre os adolescentes, os quais passaram a ser vistos como um grupo de alta vulnerabilidade à contaminação. Estima-se que 11,8 milhões de jovens de 15 a 24 anos vivem com HIV/AIDS no mundo, a cada dia cerca de seis mil jovens, nessa faixa etária, infectam-se com o vírus e mais de 70% dos casos de AIDS são de indivíduos entre 20 e 39 anos, sendo que grande parcela contraiu o vírus na adolescência. Aliado a isso estudos brasileiros revelam que apenas um terço dos adolescentes usa preservativo em todas as relações sexuais. Descrição da experiência: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado na disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém Nascido por acadêmicos do 8º período da Faculdade do Vale do Jaguaribe. O estudo ocorreu em outubro de 2013 com 41 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 16 anos, em uma escola pública de ensino médio de Fortim – CE. Realizou-se uma peça teatral intitulada: “O julgamento do HIV”, com duração de uma hora. Para o desenvolvimento da peça teatral os acadêmicos de enfermagem se fantasiaram de juiz, jurados e réu, sendo o réu, o HIV.  A estratégia lúdico-educativa utilizada buscou informar e conscientizar os alunos sobre os riscos provenientes da vida sexual, bem como reforçar as instruções e esclarecimentos do uso do preservativo, que visa eliminar ou minimizar os riscos de contrair o HIV, utilizando a educação como instrumento de promoção da saúde. A atividade foi registrada por meio de fotografias. Efeitos alcançados: Verificou-se que a peça teatral promoveu a participação ativa de todos, prendeu a atenção dos alunos, assim como despertou a curiosidade por parte destes, demonstrada através de perguntas e questionamentos sobre o tema abordado. Recomendações: Recomenda-se a implementação de metodologias ativas e criativas para o aprendizado dos alunos, uma vez que foge da monotonia de uma palestra. Sugere-se que esses esclarecimentos sejam feitos de uma forma interessante, com uma apresentação lúdica Desta maneira conclui-se que esse tipo de experiência contribui para a formação acadêmica, estimula o trabalho em equipe e amplia o conhecimento de atividades educativas voltadas para adolescentes.

Palavras-chave


Aids; Adolescente; Educação em Saúde

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e aids. Manual de rotinas para assistência de adolescentes vivendo com HIV/aids. Brasília (DF); 2006.