Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O SIGNIFICADO DO SUPORTE DE ENFERMAGEM PARA MULHER NO ALEITAMENTO MATERNO
Sarah Alves Moura Costa, Mariza Silva Almeida, Anny Karoliny das Chagas Bandeira, Maria Glória Freitas Lima

Resumo


Introdução: Este estudo tem como objeto o significado do suporte de enfermagem para a mulher no aleitamento materno. Tal investigação surge diante da ansiedade, angustia e preocupação expressa pelas mulheres decorrentes da desinformação; falta de orientação e de apoio para o aleitamento materno. Destacavam ainda, dificuldade com as mamas no momento da apojadura, dentre outras intercorrências que interferiam de modo negativo no sucesso do aleitamento. Objetivo: Analisar o significado do suporte de enfermagem para a mulher no aleitamento materno. Método: Trata-se de um estudo de intervenção na modalidade exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvida em uma maternidade pública do estado da Bahia, em Salvador, iniciada em setembro de 2013, com término previsto para junho de 2014. Tem como participantes gestantes matriculadas no serviço de pré-natal no terceiro trimestre da gestação e que aceitaram participar do estudo. Cumprido os aspectos éticos e legais, o material empírico está sendo produzido em quatro momentos: 1º Realização de oficinas de reflexão com gestantes com o objetivo de apreender seus saberes e práticas relacionados ao aleitamento; 2º Contato telefônico e por e-mail com o objetivo de obter informações sobre seu estado geral; data provável do parto e de sua internação na Maternidade. 3º Visita a mulher na Maternidade, caso esteja internada, com objetivo de obter informações sobre seu estado geral e do(a) recém-nascido(a); avaliar o processo de amamentação e se necessário reforçar as orientações e cuidados. 4º Visita domiciliar após a alta, até o 5º dia pós-parto período que coincide com a apojadura com o objetivo de avaliar o processo de amamentação; reforçar orientações e se necessário realizar cuidados. Durante essa visita realizaremos uma entrevista guiada por questões norteadoras, com o objetivo de saber o que significou para ela o suporte de enfermagem recebido. Resultados: Realizada a 1ª oficina com a participação de 7 gestantes no 3º trimestre e que, na sua maioria, amamentarão pela primeira vez. Conclusão: Durante a 1ª oficina, para coleta de material empírico, foi possível identificar que algumas gestantes encontravam-se desprovidas de informações mínimas em relação a amamentação, principalmente as primigestas, o que resultava em medo, ansiedade e angústia. A autonomia, compreendida como a capacidade dessas entenderem o seu contexto e agir sobre si própria, estava comprometida.

Palavras-chave


Enfermagem; Aleitamento; Educação em saúde

Referências


ALMEIDA, Nilza Alves Marques; FERNANDES, Aline Garcia; ARAÚJO, Cleide Gomes. Aleitamento materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no pós-parto. Revista eletrônica de enfermagem. Goiania-Goiás. vol.6,nº3.2004.Disponível em:http://www.revistas.ufg.br.Acesso em:23.07.2009.

ALVES, S. K. DE L. Como prevenir e tratar os problemas mais comuns da amamentação,

2001. Disponível em <http://www.aleitamento.org.br/>. Acesso em: 18 set. 2005.

AMORIM, S. T. S. P. D.; MOREIRA, H.; CARRARO, T. E. Amamentação em crianças com síndrome de Down: a percepção das mães sobre a atuação dos profissionais de saúde. Revista Nutrição Campinas. São Paulo, v. 12, n. 1, p. 91 – 101,  Jan./Abril, 1999.

ARAÚJO, R. M. A.; ALMEIDA, J. A. G. D. Aleitamento materno: o desafio de compreender a vivência. Revista de Nutrição, Campinas, v. 20, n. 4, p. 431-8, jul./ago., 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pré-Natal e Puerpério: Atenção Qualificada e Humanizada - Manual Técnico. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno nº 5, 3ª edição revisada. Brasília – DF, 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Promovendo o Aleitamento Materno. Álbum seriado, 18p. 2ª edição, revisada. Brasília: 2007

CLARK, C. O livro do aleitamento materno. 2. ed. São Paulo: Manole, 1984.

CREENHILL, J. P.; FRIENDMAN, E. A. Obstetrícia. Rio de Janeiro: Interamenricana, 1974.

CARNEIRO, F.; AGOSTINI, M. Oficinas de Reflexão – Espaços de Liberdade e Saúde. In Trabalho Feminino e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, 1994.

CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentação: bases científicas para a prática

profissional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Cecchetti DFA, Moura EC. Prevalência do aleitamento materno na região noroeste de Campinas, São Paulo, Brasil, 2001. Rev Nutr 2001; 18(2):201-8.        

COSTA, Maria Conceição Oliveira; SOUZA, Ronald Pagnoncelli de. Semiologia e atenção primária á criança e ao adolescente.2ºed.Rio de Janeiro:Revinter,2005.

Escuder MM, Venancio SI, Pereira JC. Estimativa de impacto da amamentação sobre a mortalidade infantil. Rev. Saúde Pública 2003; 37 (3):319-25.