Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ATIVIDADES EDUCATIVAS DO PET-SAÚDE EM USF: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mateus de Souza Reis

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é regulamentado pela portaria interministerial nº 421 de 03 de março de 2010. Faz parte do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, e consiste numa estratégia para realizar ações interdisciplinares no Sistema Único de Saúde (SUS). O presente trabalho consiste num relato de experiência de alunos inseridos na USF Campo Limpo IV, Feira de Santana, BA através do PET-Saúde. Inicialmente, foi feita a seleção dos problemas mais importantes na área de abrangência, determinando-se três eixos de atuação: dengue, saúde na escola e saúde da gestante. A partir daí foram desenvolvidas na unidade salas de espera sobre dengue para o público da unidade, um curso para gestantes, orientando sobre aspectos fundamentais como amamentação e importância do pré-natal e atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a enfermeira da unidade e estudantes de enfermagem, atividade ainda em andamento. Paralelamente também foram realizadas atividades para prática de exercícios com idosos em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), salas de espera sobre temas diversos, e acompanhamento da rotina da unidade, fornecendo orientações sobre uso de medicamentos aos usuários na farmácia e acompanhando as consultas médicas e de enfermagem, atividades dos acadêmicos de medicina e enfermagem respectivamente. Houve dificuldade em conseguir horários comuns entro os estudantes A experiência no PET-Saúde foi positiva tanto para os acadêmicos quanto para os usuários. Com a inserção de diferentes cursos, se torna possível uma abordagem mais completa e interessante dos conteúdos para os usuários, ao mesmo tempo, os alunos tem uma oportunidade de conhecer o Sistema de Saúde e desenvolver laços com a comunidade, requisito fundamental num profissional de saúde. Recomenda-se que os colegiados dos cursos dialoguem entre si para compatibilizar horários, viabilizando assim as atividades interdisciplinares.

Referências


BRASIL. Portal da Saúde. Disponível em:<http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306>. Acesso em 20/11/2013